Diario de Pernambuco
Busca
Música Carnaval 2016: Bem-humorado, Lenine conta ao vivo histórias da folia, da juventude aos palcos Cantor e compositor pernambucano conversou sobre a expectativa para a festa e planos em conversa transmitida ao vivo pelos perfis no Facebook do Viver e Diario de Pernambuco

Por: Luiza Maia - Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/02/2016 17:15 Atualizado em: 05/11/2016 04:16

Lenine não veio no ano passado porque estava imerso nas gravações de "Carbono". Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Lenine não veio no ano passado porque estava imerso nas gravações de "Carbono". Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press


Às vésperas do carnaval - e após uma manhã de pescaria em Maragogi -, período no qual subirá ao palco diariamente, o cantor e compositor pernambucano Lenine conversou sobre os planos para a folia de Momo, o disco Carbono, lançado no ano passado, e a atual estadia no Recife. Ele está na cidade natal desde a semana passada, quando participou do 52º Baile Municipal do Recife, e aproveitou para curtir o período com a família.

Confira a programação completa do carnaval do Recife

De volta ao carnaval pernambucano - no ano passado, ele estava imerso em gravações -, Lenine comentou a emoção de se apresentar no Marco Zero, para milhares de pessoas. Ele se apresenta no principal palco da festa recifense no sábado, à 0h40, em noite que terá ainda shows do Maestro Duda, Silvério Pessoa, Nena Queiroga e Almir Rouche.

Lenine está de volta à folia pernambucana

O repertório mesclará clássicos dos mais de 30 anos de carreira e canções de Carbono, que tem duas faixas ligadas à festa: Cupim de ferro, composta e gravada em parceria com a banda pernambucana Nação Zumbi, que mistura frevo e maracatu, e À meia-noite dos tambores silenciosos, em homenagem à cerimônia celebrada às segundas-feiras, à meia-noite, no Pátio do Terço.

Leão do Norte, por exemplo, é tida por ele como obrigatória. Lenine cantará com Naná Vasconcelos e a também convidada Sara Tavares, portuguesa com ascendência cabo-verdiana, na cerimônia de abertura, e também participará do show capitaneado pelo Maestro Forró, um dos homenageados deste ano. A agenda dele inclui shows em Campo Grande, no domingo, em Paulista, na segunda-feira, e em Bezerros, na terça-feira.

Folião desde a juventude, ele recordou os tempos de festa no Recife, em Olinda e no interior, como Bezerros e Nazaré da Mata, e reverenciou artistas como Capiba e Maestro Duda, o pagador do primeiro cachê da carreira profissional dele. Lenine substituiu um amigo, guitarrista da banda, e precisou "enganar" (com uma trança escondida no paletó) a esposa do maestro, Dona Mida, que não aprovava a cabeleira comprida do galego. No Rio de Janeiro, cidade para qual se mudou desde o fim dos anos 1970, ele foi um dos criadores do tradicional bloco Sovaco do Cristo, criado em 1985.

Lenine Ao Vivo no Viver

Publicado por Viver em Quarta, 3 de fevereiro de 2016


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL