Diario de Pernambuco
Busca
Carnaval Carnaval 2016: Bowie, Yoda, Mussum e outras celebridades viram boneco gigante em 2016 Lista de personalidades é variada, incluindo também Ana Maria Braga e o humorista Zé Bonitinho

Por: Pedro Siqueira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/01/2016 19:02 Atualizado em: 03/02/2016 00:35


Bowie morreu no dia 10 de janeiro. Foto: Facebook/Reprodução
Bowie morreu no dia 10 de janeiro. Foto: Facebook/Reprodução

Roqueiros e nerds não brincam carnaval? Se depender de Leandro Castro, essa tese é balela. O artista de 52 anos é fundador da Embaixada de Pernambuco - Bonecos Gigantes de Olinda e se envolve há pelo menos dez anos no carnaval de Pernambuco. Para este ano, ele prepara algumas surpresas como bonecos inspirados em celebridades do rock, como David Bowie, comediantes, como Mussum e personagens da cultura geek (nerds tecnológicos), como Darth Vader.

Confira o roteiro de shows e prévias no Divirta-se

"Cultura é uma coisa universal. Todo mundo que gosta de coisa boa gosta de Beatles. Eu procuro valorizar muito a cultura do estado, mas, pra mim, todos os estilos são importantes", afirma Leandro. Ele é o criador e dono de um acervo de mais de 300 bonecos próprios, fora os produzidos sob encomenda. Neste ano, a coleção terá 16 novos gigantes.

A lista de personalidades é variada, incluindo Ana Maria Braga, o humorista Zé Bonitinho, Mussum, Zacarias, Mick Jagger, Francisco Brennand, Nando Cordel e até Eddie, mascote da banda de heavy metal britânica Iron Maiden.

"Tem gente que se destaca o ano todo e não pode faltar. Neste ano, por exemplo, fiz bonecos do Sérgio Moro e do japonês da Polícia Federal", conta, referindo-se aos novos trabalhos já apresentados.

Mestre Yoda, da franquia Star Wars, vai se jogar no frevo. Foto: Facebook/Reprodução
Mestre Yoda, da franquia Star Wars, vai se jogar no frevo. Foto: Facebook/Reprodução

Neste ano, o desfile de Leandro ocorre na segunda-feira de carnaval, em percurso que sai do Alto da Sé até a prefeitura de Olinda, passando por todo o Sítio Histórico. Cerca de 80 bonecos fazem o trajeto.

A qualidade dos bonecos impressiona mais ainda quando Leandro relata a rapidez com que os confecciona: "Dos primeiros rascunhos de concepção até o produto final, levo cerca de 40 dias para fazer tudo. Há casos especiais, como encomendas, em que eu e minha equipe conseguimos tudo em dois, três dias".

Fora da época de carnaval, os bonecos gigantes ficam expostos na Embaixada, localizada na Rua do Bom Jesus, bairro do Recife. Em média, o espaço chega a receber 200 visitantes por dia, entre turistas e a população local. Em janeiro e fevereiro, o número chega a triplicar. Onde mais você encontraria Bowie, Yoda e Mussum juntos em um desfile de carnaval?

Zé Bonitinho, falecido em 2015, é um dos homenageados neste ano. Foto: Facebook/Reprodução
Zé Bonitinho, falecido em 2015, é um dos homenageados neste ano. Foto: Facebook/Reprodução


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL