Cinema Longa-metragem pernambucano Animal Político será lançado em Tiradentes Festival divulgou o nome de sete filmes que estão na competição Aurora. Produtora pernambucana Urânio também participa com o documentário sobre os índios Zoró

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/12/2015 12:40 Atualizado em: 22/12/2015 15:57

Documentário Índios Zoró, de Luiz Paulino dos Santos, está na competição Aurora. Foto: Urânio Filmes/ Divulgação
Documentário Índios Zoró, de Luiz Paulino dos Santos, está na competição Aurora. Foto: Urânio Filmes/ Divulgação
 
O longa-metragem Animal político, dirigido pelo cineasta pernambucano Tião, da Trincheira Filmes, será exibido no Brasil pela primeira vez em janeiro, na Mostra de Cinema de Tiradentes. Uma lista com sete selecionados para a competição Aurora foi divulgada nesta terça pelo festival no Facebook.

Antes de ser mostrado, o filme já está cercado de expectativas porque o diretor foi premiado duas vezes no Festival de Cannes com os curtas Muro e Sem coração (dirigido junto com a cineasta Nara Normande), respectivamente em 2008 e em 2014 (ambos na mostra Quinzena dos Realizadores).

Outro filme pernambucano que estará em Tiradentes é Índios Zoró: Antes, hoje e agora!?, dirigido pelo cineasta baiano Luiz Paulino dos Santos. Filmado na região da fronteira entre Rondônia e Mato Grosso do Sul, o documentário foi realizado pela produtora pernambucana Urânio Filmes. No longa-metragem, o diretor, que foi roteirista do clássico Barravento (1962), de Glauber Rocha, retorna a uma tribo que filmou em 1982 e reencontra os índios, agora evangelizados.

O cineasta Andrea Tonacci será o homenageado do festival, que ocorre entre 22 e 30 de Janeiro no sítio histórico de Tiradentes, em Minas Gerais. A mostra é conhecida por revelar novos diretores com obras autorais.

Lista de filmes selecionados par a competição Aurora da Mostra de Cinema de Tiradentes:

Animal político, de Tião (Pernambuco)
Aracati, de Aline Portugal e Julia de Simone (Rio de Janeiro)
Banco Imobiliário, de Miguel Antunes Ramos (São Paulo)
Filme de aborto, de Lincoln Péricles (São Paulo)
Índios Zoró –Antes, Hoje e Agora!?, de Luiz Paulino dos Santos (Pernambuco)
Jovens infelizes ou Um homem que grita não é um urso que dança, de Thiago B. Mendonça (São Paulo)
Taego Awa, de Marcela Borela e Henrique Borela (Goiás)

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL