Direitos autorais Sites piratas continuam a exibir filmes e séries apesar de o Mega Filmes HD ser tirado do ar Endereços eletrônicos desafiam as leis e oferecem opção das cópias até em full HD

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/11/2015 17:28 Atualizado em: 20/11/2015 19:41

Sites testados pelo Viver continuam no ar. Foto: Montagem/DP
Sites testados pelo Viver continuam no ar. Foto: Montagem/DP

O fechamento do Mega Filmes HD - maior site pirata de filmes, séries, shows e documentários do país, retirado do ar após operação da Polícia Federal - não intimidou outros exibidores de conteúdo audiovisual na internet. Abastecidos com catálogos de obras já lançadas ou até mesmo inéditas no Brasil, os portais continuam a operar livremente para atender aos internautas interessados em assistir a produções sem frequentar cinemas, pagar por assinatura de TV ou de serviços de streaming (transmissão via internet) - embora a oferta bata de frente com as leis de proteção aos direitos autorais.  

O Viver testou pelo menos sete endereços conhecidos dos internautas e constatou a remoção apenas dos serviços cujo canal exibidor era alimentado pelo catálogo do Mega Filmes HD. O acervo volátil beirava as 150 mil cópias, de acordo com a Polícia Federal, apresentadas em seções divididas em lançamentos, séries e gêneros cinematográficos. A maioria das páginas ainda no ar mantém a apresentação dos títulos - até mesmo com a oferta das opções dublada ou legendada.

Depois da queda do Mega Filmes HD, o Skyphenix ficou inacessível. Uma tela de "conteúdo removido" impedia o acesso ao acervo - aviso semelhante ao exibido quando se tenta entrar no site alvo da PF. Mas, nos endereços Armagedom Filmes, Filmes Online Grátis, Top Filmes HD, Supercine Online, Filmes Online X e Filmes Online 2 (todos testados na tarde desta sexta-feira), o catálogo permanece aberto ao público.

A maioria apresenta a possibilidade de assistir em Full HD (nível de qualidade das melhores telas de cinema), HD ou em resolução inferior, como as filmagens amadoras - devidamente legendadas ou dubladas e compreensíveis para os espectadores. Há, ainda, os sites com a opção de fazer o download das obras - embora o recurso mais "atraente" seja o acesso via streaming, quando o filme ou a série são transmitidos enquanto a trama avança (como no YouTube), sem a necessidade de transferência de arquivos para o computador. No Armagedom Filmes, até a novela bíblica e atual sensação da televisão brasileira, Os dez mandamentos, é oferecida.

JUSTIÇA
A operação Barba Negra deflagrada pela Polícia Federal prendeu, nesta semana, em São Paulo, o casal de proprietários do Mega Filmes HD e deteve outras cinco pessoas. Eles foram acusados de organização criminosa e violação de direitos autorais. A PF estimou em mais de 60 milhões o número de visitas mensais à página e um faturamento de R$ 70 mil em publicidade pelos proprietários. Os advogados dos donos entraram com pedido de habeas corpus na Justiça.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL