Gente Justiça polonesa rejeita em definitivo extradição de Polanski aos EUA O cineasta, que dirigiu filmes como O Pianista e Chinatown, é acusado de violentar Samantha Geimer em 1977, quando ela tinha 13 anos

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 27/11/2015 10:09 Atualizado em:


Roman Polanski é conhecido por filmes como O Bebê de Rosemary. Foto: AFP
Roman Polanski é conhecido por filmes como O Bebê de Rosemary. Foto: AFP

A justiça polonesa rejeitou em definitivo o pedido de extradição americano de Roman Polanski, acusado nos Estados Unidos de ter estuprado uma menor de idade em 1977, anunciou a promotoria de Cracóvia, que desistiu de apelar da decisão de primeira instância favorável ao cineasta franco-polonês.

A análise dos motivos da decisão dos juízes "permite reconhecer como justificada a decisão do tribunal regional de Cracóvia de rejeitar a entrega de Roman Polanski às autoridades americanas", afirma um comunicado da promotoria.

"Isto encerra os procedimentos judiciais contra Polanski", disse à AFP Jerzy Stachowicz, um dos advogados do cineasta.

Os Estados Unidos solicitaram em janeiro a extradição do diretor de 82 anos. O cineasta, que dirigiu filmes como O Pianista e Chinatown, é acusado de violentar Samantha Geimer em 1977, quando ela tinha 13 anos, após uma sessão de fotos em Los Angeles. Polanski tinha 43 anos na época.

Polanski se declarou culpado de assédio sexual contra a menor, embora tenha conseguido evitar ir a julgamento, após passar alguns dias preso. No entanto, ele fugiu do país no ano seguinte por medo de ser sentenciado a uma pena mais dura. Em mais de uma ocasião, Geimer disse ter perdoado Polanski.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL