Arte Intervenção artística de fotógrafo no Morro da Conceição vira livro O lançamento ocorre nesta quinta-feira, no Conselho de Moradores do Morro, às 19h, com entrada gratuita

Publicado em: 23/11/2015 14:17 Atualizado em: 23/11/2015 16:15

Beto Figueiroa celebra a comunhão de diferentes culturas na Festa do Morro. Foto: Beto Figueiroa/Divulgação
Beto Figueiroa celebra a comunhão de diferentes culturas na Festa do Morro. Foto: Beto Figueiroa/Divulgação

A poucos dias do início da tradicional Festa do Morro da Conceição, que vai até dezembro, o fotógrafo Beto Figueiroa retorna ao local um ano após a intervenção artística Morro de Fé, que inspirou livro de mesmo nome lançado nesta quinta-feira (16). A publicação traz fotos dos muros, lambe-lambes e pinturas produzidas pelo artista, além de bastidores da intervenção, realizada entre setembro de 2014 e janeiro de 2015.

O lançamento ocorre no Conselho de Moradores do Morro, às 19h, com entrada gratuita. O livro será vendido a R$ 20. A publicação também explora diferentes tipos de pessoas que se encontram na Festa do Morro, celebrando a comunhão de diferentes culturas.

A ligação do fotógrafo com a festa profana e religiosa antecede o início do projeto Morro de fé, em 2000. Em entrevista publicada no Viver, Beto conta que uma das primeiras imagens de sua carreira foi no Morro da Conceição, em 1998: "Eu sempre ia para a festa, desde criança e as imagens, geralmente, mostram uma pessoa em relação ao todo. Se fosse uma pesquisa, seria qualitativa: uma pessoa dentro da multidão".

Figueiroa explica que Nossa Senhora da Imaculada Conceição aparece, contudo, indiretamente nas imagens. "O morro mudou nesses 14 anos, fisicamente. Mas filosoficamente o morro é o mesmo: são os super-heróis do morro". O pernambucano é um dos mais prestigiados fotojornalistas do Nordeste. Durante a carreira, ganhou prêmios como o Vladimir Herzog e o Ayrton Senna e, em 2007, foi escolhido pela Fototeca de Cuba para representar imageticamente o Brasil na ilha.











MAIS NOTÍCIAS DO CANAL