Diario de Pernambuco
Busca
Debate "EUA não podem se colocar como vítima dos atentados. São vitimários do mundo", diz Eric Nepomuceno, na Fliporto Autores convidados repercutiram tragédia ocorrida na França

Por: Fellipe Torres - Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/11/2015 16:59 Atualizado em: 14/11/2015 17:05

Crédito:Youtube/reprodução
Crédito:Youtube/reprodução
Os atentados ocorridos na França, nesta sexta-feira, também foram pauta de debate na Fliporto, que ocorre neste fim de semana, em Olinda. Na mesa com Eric Nepomuceno e Luize Valente e mediação de Mona Dorf, cujo tema era Passado presente. Glórias e mazelas da memória e da história, foi inevitável trazer o assunto à tona. “Diferente do Holocausto, quando a gente não sabia o que estava acontecendo, hoje em dia, pelas redes sociais, acompanhamos tudo em tempo real. Recebíamos a notícia ontem enquanto a Fliporto iniciava. Acompamos o que o Estado Islâmico está fazendo e, neste momento, as pessoas não estão saindo de casa, estão limitadas no seu direito de ir e vir. Ao mesmo tempo, há a questão da grande migração de refugiados sírios, africanos… Então saber como essas memórias serão contadas”, provocou Mona Dorf. 

Luize Valente destacou o choque pelas notícias vindas da França pelo fato de que Paris é uma cidade que as pessoas sempre pensam que poderiam estar lá no momento dos ataques. Lembrou que de 2000 a 2015 houve 15 conflitos armados ao redor do mundo, envolvendo vários países e que a questão da síria se arrasta por quatro anos, tendo se intensificados nos últimos dois. “Em 2001 era a Al Qaeda, ontem, o Estado Islâmico. Vemos um crescimento do movimento terrorista e o que me preocupa é que não há o que ser feito. Intervir na Síria? Em todos os conflitos, vemos que não dá em nada, só aumenta a violência, como ocorreu no Afeganistão e no Iraque”, pontuou.

Já Eric Nepomuceno, em uma rápida fala, alertou que os Estados Unidos não podem se colocar como vítimas dos atentados, pois “eles são vitimários do mundo”, em menção a outros conflitos liderados pelos EUA. 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL