Cinema Confira os destaques da programação do Brasil Stop Motion, que começa nesta terça Programação terá exibições no Cinema São Luiz até o sábado (28)

Publicado em: 24/11/2015 12:30 Atualizado em:


Evento terá primeira exibição na América Latina de Little from the Fish Shop. Foto: Divulgação
Evento terá primeira exibição na América Latina de Little from the Fish Shop. Foto: Divulgação

Uma das mais fascinantes formas de animação cinematográrica é celebrada no festival internacional Brasil Stop Motion, que é realizado no Recife pela quinta vez, desta terça-feira (24) a sábado (28), no Cinema São Luiz. A programação começa com a exibição do longa-metragem tcheco Malá z rybárny, de Jan Balej. O diretor do filme está no Recife e faz parte do júri da competição de curtas, que começa na quarta.

Clique e confira os filmes em cartaz no Recife


Até sexta, as sessões começam sempre às 19h30. No sábado, quando é a apresentada a Mostra Infantil, a projeção começa às 17h30. Há também uma Mostra com Audiodescrição, amanhã, às 15h, no Cinema do Museu. São oferecidas ainda oficinas (as vagas estão esgotadas) com os animadores Michael Carrington, Camila Kauling e Nathália Vieira, além de um workshop especial para surdos. Neste ano, o festival mostrará 61 filmes de 26 países.

Vale a pena ver:

Terça-feira (24)
O longa­-metragem Malá z rybárny é inspirado no conto A pequena sereia, de Hans Christian Anderson, mas de uma forma bastante livre e modernizada, voltada para o público adulto. Na trama, a família do Rei do Mar muda­se para fora da água e abre uma loja de peixes no mundo dos humanos.

Quarta-feira (25)

Um dos filmes da programação de curtas da quarta é Ernie Biscuit, de Adam Elliot, o mesmo diretor do cultuado longa­metragem Mary and Max (2009). Com o novo filme, ele ganhou três prêmios no Festival de Annecy, o maior do mundo dedicado à animação. Em 2003, venceu o Oscar com Harvie Krumpet.

Quinta-feira (26):
O curta mineiro O quebra­-cabeça de Tárik, de Maria Leite, foi uma das animações brasileiras que mais circulou em festivais de cinema entre 2014 e 2015. O filme retrata uma espécie de pesadelo surreal em um laboratório que dá vida a personagens construídos com peças de objetos.

Sexta-feira (27):
A maioria dos filmes do festival tem bonecos como protagonistas, mas nem todos são assim. O curta australiano Opiuo: Quack Fat, de Jonathan Chong, por exemplo, é formado por objetos obsoletos, como fitas cassete e gravadores, que participam de uma coreografia em homenagem a antigos jogos de videogame.

Sábado (28)
A programação do sábado é dedicada a filmes infantis. Um deles é o curta francês Qu'est ce que la stop motion? ("O que é Stop Motion?"), de Bastien Dubois e Julie Nobelen, que, com menos de um minuto de duração, explica como funciona a técnica de animação explorada no festival.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL