Música Autodidata, pernambucano Naná Vasconcelos receberá título de Doutor Honoris Causa Instrumentista premiado internacionalmente terminou a primeira etapa do tratamento contra o câncer de pulmão

Por: Luiza Maia - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/11/2015 20:52 Atualizado em: 20/11/2015 21:57

Ele comandará a abertura do carnaval do Recife pelo 15º ano consecutivo em 2016. Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press
Ele comandará a abertura do carnaval do Recife pelo 15º ano consecutivo em 2016. Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press

Um dos mais importantes instrumentistas do país, o pernambucano Naná Vasconcelos nunca frequentou escola de música nem cursou o ensino superior. Vencedor do Grammy oito vezes, ele receberá no dia 9 de dezembro título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. A homenagem, que passa por um processo de votação, foi feita a partir de indicação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro. A cerimônia será no Salão Nobre da instituição, às 15h.

"Nossa mãe, eu vou ser doutor. Já vieram tirar as  medidas da capa que vou usar, do chapéu. É uma coisa muito grande, eles não dão a todo mundo. E eu fiquei muito tocado com tudo isso. Sou muito agradecido", comenta o artista, entre risos. "Eu sou um Brasil que o Brasil não conhece. A minha escola foi a escola da vida. Aprendi tudo na vida. A música me ensinou tudo", defende.

Durante a cerimônia, a música será o discurso de Naná. "Quando um músico toca, ele precisa procurar dizer alguma coisa. É por causa do berimbau que estou lá. A responsabilidade de tudo isso é o que eu faço com a música", explica.

Em agosto, após uma viagem a trabalho para o Rio de Janeiro, Naná foi diagnosticado com câncer de pulmão. A primeira fase do tratamento foi iniciada em setembro e já conluída, após 30 sessões de radioterapia e algumas de quimioterapia. Nas próximas semanas, ele deve ser submetido a uma tomografia, para verificar a reação do tumor. "Veremos se o bicho diminui, se está lá, se foi embora. Eu acho que foi embora", arrisca, confiante.

Durante o tratamento, Naná Vasconcelos se apresentou em Maceió (AL) - no Festival Internacional de Teatro de Objetos, a primeira apresentação após descobrir o câncer -, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF). Ele está em processo de composição de uma trilha sonora para a companhia Dança Vida, de Ribeirão Preto (SP). Em janeiro, começam os ensaios para a abertura do carnaval do Recife, com nações de maracatu. Naná Vasconcelos comandará a cerimônia pelo 15º ano consecutivo.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL