Cinema Rodrigo Santoro divulga Os 33, filme sobre drama de mineiros chilenos Ator ainda roda o experimental Dominion e faz campanha para 'Que horas ela volta?' no Oscar

Por: Estado de Minas

Publicado em: 13/10/2015 12:20 Atualizado em:


Santoro interpreta político chileno em novo filme. Foto: Divulgação
Santoro interpreta político chileno em novo filme. Foto: Divulgação

“Foi desafiador e inesquecível. Daí em diante, teria que me sentar com você para conversar enquanto a gente come um bom queijo mineiro”, brinca Rodrigo Santoro, ao comentar a experiência de interpretar Jesus Cristo na refilmagem de Ben-Hur, com lançamento prometido para o ano que vem. Rodrigo está na série Westworld, dirigida por J. J. Abrams (Lost), contracena com Natalie Portman, no faroeste Jane got a gun, e com John Malkovich, no experimental Dominion. Todos filmes ainda por vir.

O ator brasileiro que mais trabalha no exterior, sobretudo nos Estados Unidos, tem muito para contar, embora sejam apenas 10 minutos – no relógio – para dar entrevista. Rodrigo veio ao Brasil só para a sessão de estreia de Os 33 no Festival do Rio. Dia 29, o longa entra em cartaz no país.

Dirigida pela mexicana Patricia Riggen, a coprodução norte-americana, chilena e colombiana reconstitui o acidente ocorrido em 2010 na mina de Copiapó, no deserto chileno do Atacama. Durante 69 dias, 33 mineiros ficaram presos a 800 metros de profundidade depois de um deslizamento. Todos sobreviveram sob a rocha de 1 milhão de toneladas com o dobro da altura do Empire State, o antológico edifício de Nova York.

Rodrigo viu pela CNN a primeira notícia do acidente. “Depois, comecei a seguir pela internet e me envolvi com aquela história”, diz. Naquele mesmo ano, ficou sabendo que produtores americanos levariam o drama para o cinema. Ele ficou de olho. “Inicialmente, eles me propuseram um dos mineiros”, revela. Dois anos depois, quando o roteiro final e o cronograma chegaram, Santoro estava comprometido com Golpe duplo (2015), no qual contracenava com Will Smith.

O ator escalado para interpretar Laurence Golborne, o ministro da Energia do Chile, desistiu do projeto. Melhor para o brasileiro. “As filmagens desse personagem eram em janeiro. Aí, poderia fazer o papel. Fiquei muito feliz. Ele é um homem cheio de desafios: exerce uma série de funções políticas e administrativas, tem vínculo muito grande com as famílias. Isso humaniza”, comenta.

De dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, Os 33 foi totalmente rodado – sem estúdio de som – em locações chilenas e colombianas. Assinado por Mikko Alanne, Craig Borten (Clube de Compras Dallas) e Michael Thomas (O dublê do diabo), o roteiro se baseia na trama de José Rivera (autor de Diários de motocicleta) e no livro Na escuridão: A história do resgate dos 33 mineiros chilenos, de Hector Tobar.

Vencedor do prêmio Pulitzer, o jornalista Tobar foi escolhido pelos próprios mineiros para narrar sua história. Embora se trate de um episódio midiático – o resgate foi transmitido ao vivo para o mundo –, poucos sabem o que se passou dentro da mina. Antonio Banderas interpreta Mario Sepulveda, líder do grupo, e Juliette Binoche faz o papel de Maria Segovia, irmã de um dos mineiros.

Rodrigo Santoro diz que o elenco teve oportunidade de conhecer os personagens reais. Quando ficou a sós com Laurence Golborne, preocupou-se em captar o universo interior do político. “Falei pra ele: ‘Não vou tentar te imitar’. Estou interessado em como você lidou com aquilo tudo”, relembra.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL