Cinema Que Horas Ela Volta? disputa vaga no Oscar com 80 filmes de diferentes países. Confira lista Longa da paulista Anna Muylaert traz Regina Casé no papel de empregada doméstica pernambucana

Publicado em: 09/10/2015 12:30 Atualizado em: 09/10/2015 12:32


Performance de Regina Casé no longa foi elogiada. Foto: Divulgação
Performance de Regina Casé no longa foi elogiada. Foto: Divulgação

O longa brasileiro Que Horas Ela Volta?, da paulista Anna Muylaert, foi escolhido para representar o Brasil na disputa por vaga no Oscar 2016. Mas como a própria personagem Bárbara afirma: "A segunda fase é mais difícil". O filme agora integra uma lista com mais 80 produções de diferentes países, que serão analisadas até o resultado final.

Caso escolhido, o filme será a primeira produção nacional a figurar na lista de concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro desde Central do Brasil, em 1999. A lista final só será divulgada em 14 de janeiro. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorre em 28 de fevereiro.

Que Horas Ela Volta? mostra a história da pernambucana Val, que deixa o Nordeste para trabalhar como doméstica na residência de uma família rica em São Paulo. As relações entre patrões e empregada mudam, no entanto, quando a filha de Val, Jéssica, viaja a São Paulo para prestar vestibular. O longa foi elogiado no festival de Sundance, com Regina Casé levando prêmio de Melhor Atriz. Se destacam também os filmes Mustang, da França, O Clube, do Chile, e Cloudy Times, que marca a primeira vez que um filme do Paraguai aparece na lista.

Confira a lista de inscritos:


Afeganistão, “Utopia,” de Hassan Nazer

África do Sul, “The Two of Us,” de Ernest Nkosi

Albânia, “Bota,” de Iris Elezi e Thomas Logoreci

Alemanha, “Labyrinth of Lies,” de Giulio Ricciarelli

Argélia, “Twilight of Shadows,” de Mohamed Lakhdar Hamina

Argentina, “The Clan,” de Pablo Trapero

Austrália, “Arrows of the Thunder Dragon,” de Greg Sneddon

Áustria, “Goodnight Mommy,” de Veronika Franz e Severin Fiala

Bangladesh, “Jalal’s Story,” de Abu Shahed Emon

Bélgica, “The Brand New Testament,” de Jaco Van Dormael

Bósnia-Herzegóvina, “Our Everyday Story,” de Ines Tanovi%u0107

Brasil, “Que Horas Ela Volta?” (“The Second Mother”), de Anna Muylaert

Bulgária, “The Judgment,” de Stephan Komandarev

Camboia, “The Last Reel,” de Sotho Kulikar

Canadá, “Félix and Meira,” de Maxime Giroux

Casaquistão, “Stranger,” de Yermek Tursunov

Chile, “The Club,” de Pablo Larraín

China, “Go Away Mr. Tumor,” de Han Yan

Cingapura, “7 Letters,” de Royston Tan, Kelvin Tong, Eric Khoo, Jack Neo e Tan Pin Pin

Colômbia, “Embrace of the Serpent,” de Ciro Guerra

Costa do Marfim, “Run,” de Philippe Lacôte

Costa Rica, “Imprisoned,” de Esteban Ramírez

Coreia do Sul, “The Throne,” de Lee Joon-ik

Croácia, “The High Sun,” de Dalibor Matani%u0107

Dinamarca, “A War,” de Tobias Lindholm

Eslováquia, “Goat,” de Ivan Ostrochovský

Eslovênia, “The Tree,” de Sonja Prosenc

Espanha, “Flowers,” de Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, directors;

Estônia, “1944,” de Elmo Nüganen

Etiópia, “Lamb,” de Yared Zeleke

Filipinas, “Heneral Luna,” de Jerrold Tarog

Finlândia, “The Fencer,” de Klaus Härö

França, “Mustang,” de Deniz Gamze Ergüven

Geoórgia, “Moira,” de Levan Tutberidze

Grécia, “Xenia,” de Panos H. Koutras

Guatemala, “Ixcanul,” de Jayro Bustamante

Holanda, “The Paradise Suite”, de Joost van Ginkel

Hong Kong, “To the Fore,” de Dante Lam

Hungria, “Son of Saul,” de László Nemes

Islândia, “Rams,” de Grímur Hákonarson

Índia, “Court,” de Chaitanya Tamhane

Irã, “Muhammad: The Messenger of God,” de Majid Majidi

Iraque, “Memories on Stone,” de Shawkat Amin Korki

Irlanda, “Viva,” de Paddy Breathnach

Israel, “Baba Joon,” de Yuval Delshad

Itália, “Don’t Be Bad,” de Claudio Caligari

Japão, “100 Yen Love,” de Masaharu Take

Jordânia, “Theeb,” de Naji Abu Nowar

Kosovo, “Babai,” de Visar Morina

Letônia, “Modris,” de Juris Kursietis

Líbano, “Void,” de Naji Bechara, Jad Beyrouthy, Zeina Makki, Tarek Korkomaz, Christelle Ighniades, Maria Abdel Karim e Salim Haber

Lituânia, “The Summer of Sangaile,” de Alanté Kavaïté

Luxemburgo, “Baby (A)lone,” de Donato Rotunno

Macedônia, “Honey Night,” de Ivo Trajkov

Malásia, “Men Who Save the World,” de Liew Seng Tat

México, “600 Miles,” de Gabriel Ripstein

Montenegro, “You Carry Me,” de Ivona Juka

Marrocos, “Aida,” de Driss Mrini

Nepal, “Talakjung vs Tulke,” de Basnet Nischal

Noruega, “The Wave,” de Roar Uthaug

Paquistão, “Moor,” de Jami

Palestina, “The Wanted 18,” de Amer Shomali e Paul Cowan

Paraguai, “Cloudy Times,” de Arami Ullón

Peru, “NN,” de Héctor Gálvez,

Polônia, “11 Minutes,” de Jerzy Skolimowski

Portugal, “Arabian Nights – Volume 2, The Desolate One,” de Miguel Gomes

Quirguistão, “Heavenly Nomadic,” de Mirlan Abdykalykov

Reino Unido, “Under Milk Wood,” de Kevin Allen

República Dominicana, “Sand Dollars,” de Laura Amelia Guzmán e Israel Cárdenas

República Tcheca, “Home Care,” de Slavek Horak

Romênia, “Aferim!” de Radu Jude

Rússia, “Sunstroke,” de Nikita Mikhalkov

Sérvia, “Enclave,” de Goran Radovanovi%u0107 e Boo Junfeng, K. Rajagopal

Suécia, “A Pigeon Sat on a Branch Reflecting on Existence,” de Roy Andersson

Suíça, “Iraqi Odyssey,” de Samir

Taiwan, “The Assassin,” de Hou Hsiao-hsien

Tailândia, “How to Win at Checkers (Every Time),” de Josh Kim

Turquia, “Sivas,” de Kaan Müjdeci

Uruguai, “A Moonless Night,” de Germán Tejeira

Venezuela, “Gone with the River,” de Mario Crespo

Vietnã, “Jackpot,” de Dustin Nguyen

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL