Lista Música tema da Disney completa 75 anos. Escolhemos as 10 canções mais memoráveis Viver separou canções premiadas mais festejadas entre os fãs das animações

Por: Diogo Carvalho

Publicado em: 11/10/2015 23:35 Atualizado em: 12/10/2015 00:08



Os temas das animações da Disney embalam gerações há mais de 70 anos. Para este Dia das Crianças, o Viver elegeu os 10 temas mais marcantes da história dos estúdios. É claro que muitos clássicos (como Mogli, Tarzan, Mulan, A canção do sul e Cinderela) ficaram de fora. Mas não rolava fazer uma lista quilométrica, não é?


1- When you wish upon a star
- PINÓQUIO

Você pode até não lembrar desta música pelo nome, mas é justamente ela que aparece em todas as aberturas das animações dos estúdios Disney. Composta por Leigh Harline and Ned Washington, foi lançada em 1940, "cantada" pelo Grilo Falante na abertura de Pinóquio, longa-metragem que rendeu os primeiros prêmios Oscar à Disney: Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora.




2 - Let it go - FROZEN

O maior sucesso da Disney no mercado fonográfico nos últimos tempos. Composta pelo casal Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez, foi lançada em 2013 com o longa-metragem Frozen, a animação de maior bilheteria na história (US$ 1,2 bilhão). A performance musical na versão original no filme foi executada pela atriz e cantora Idina Menzel, que assumiu a voz da rainha Elsa - foi indicada ao Globo de Ouro e faturou o Oscar de Melhor Canção Original. Os compositores também fizeram uma versão pop simplificada, que foi interpretada pela cantora Demi Lovato. e acabou ficando entre os singles mais baixados em 2014. Frozen ainda tem outras músicas marcantes, como In summer (do personagem Olaf) e Do you want to build a snowman (da princesa Anna). Essas canções marcaram presença num musical apresentado recentemente no Hollywood Studios da Disney, em Orlando (EUA), e devem estar na nova atração do filme, que deve ser inaugurada no pavilhão da Noruega no Epcot.



3- Beauty and the Beast - A BELA E A FERA

Para a galera da redação, esta é a música mais romântica da Disney. Qual garota apaixonada pelo universo Disney nunca pensou em dançar num salão de baile como o do longa-metragem A bela e a fera (1991). A canção foi gravada em dueto por Celine Dion (que mais tarde voltaria a estourar nos cinemas com My heart will go on, do filme Titanic) e Peabo Bryson. O single estreou no topo da lista dos mais vendidos da Billboard e faturou o Oscar de Melhor Canção Original e o Grammy de Dueto do Ano. Além desta canção, A bela e a fera emplacou vários outros hits na boca da criançada. Belle, Be our guest e Something there são alguns deles. 



4- Under the sea - A PEQUENA SEREIA

A pequena sereia
(1990) inaugurou uma nova fase de ouro dos grandes musicais da Disney, sendo seguida por A bela e a fera, Aladdin, O rei leão e Pocahontas. Under the sea - interpretada por Samuel E. Wright que deu a voz do caranguejo Sebastião - faturou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Canção Original e é apenas um dos vários sucessos do longa-metragem, que também levou o Oscar de Melhor Trilha Sonora. Destaque ainda para Part of your world (Ariel), Poor Unfortunate Souls (Úrsula) e Kiss the girl (Sebastião).



5- A whole new world - ALADDIN

Outra canção da Disney a levar o Oscar e o Globo de Ouro na categoria. Ela embala um dos momentos mais emocionantes do longa Aladdin, o passeio do plebeu e a princesa no tapete voador. É uma música composta por Alan Menken e escrita por Tim Rice. A versão original é cantada por Brad Kane e Lea Salonga no filme. Ela alcançou a 1ª posição na parada Billboard Hot 100 em 6 de março de 1993, lugar anteriormente ocupado pela canção I Will Always Love You, de Whitney Houston. A música foi a primeira canção de uma animação da Disney a ficar no topo do Billboard Hot 100. O filme Aladdin ainda foi indicado a prêmios e lembrado pelas músicas Friend like me, Prince Ali e Arabian nights.



6- Hakuna Matata - O REI LEÃO

O rei leão talvez seja a maior animação musical da Disney. O musical da Broadway, em Nova York, está sempre no topo dos mais vistos todos os anos. Não por acaso, o longa-metragem de 1994 tem uma porção de canções memoráveis. Interpretada pelos simpáticos personagens Timão e Pumba, Hakuna Matata concorreu ao Oscar de Melhor Canção, mas curiosamente perdeu a estatueta para Can you feel the love tonight, do mesmo filme, interpretada por Elton John. Desculpem-me os fãs do cantor, mas é de Hakuna Matata que lembramos quando se fala de O rei leão. A frase em suaíle, língua falada na África oriental - sobretudo Tanzânia e Quênia - significa "vida longa" ou "viva". No desenho animado, ganha o sentido de "esquecer os problemas". O longa ainda tem outros temas memoráveis, como I Just Can't Wait to Be King e Circle of Life.



7- Colors of the wind - POCAHONTAS

Pocahontas pode não ser uma das princesas mais populares da Disney, mas a canção em que ensina o capitão John Smith a respeitar a natureza ficou na história das animações. O tema foi composto por Alan Menken e Stephen Schwartz para a trilha sonora do filme  de 1995.Venceu a categoria de melhor Canção Original no Oscar e Globo de Ouro. No Grammy Award de 1996, foi premiada na categoria Best Song Written Specifically for a Motion Picture or for Television. No filme, a personagem Pocahontas canta a versão da música que foi gravada pela cantora Judy Kuhn. A versão principal da canção, que foi lançada como single, foi gravada pela atriz e cantora norte-americana Vanessa Williams.



8- You've got a friend on me - TOY STORY

A amizade entre um garotinho e seu brinquedo favorito. O tema foi composto pelo cantor Randy Newman e Lyle Lovett para a trilha sonora do filme Toy Story (1996). A música concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro de Canção Original, mas perdeu nas duas cerimônias para Colors of the wind (de Pocahontas). A saga Toy Story só levou o Oscar de canção em 2011, com We belong together, tema do terceiro longa-metragem.



9- Heigh-ho - BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

Branca de Neve e os sete anões (1938) foi o primeiro longa-metragem de animação do cinema norte-americano, feito que rendeu a Walt Disney um Oscar honorário. Mas fala sério, alguém lembra de alguma música cantada pela princesa?!? E a dos anões?!? É clarooooo... O tema cantado pelos sete simpáticos personagens na mina de pedras preciosas é o que realmente fica na cabeça. Este ano, a canção ganhou uma versão "proibidona" pela funkeira paulista Tati Zaqui, que rendeu os versos chicletes "Eu vou/ eu vou/ sentar agora eu vou/ pararatibum". Meses depois, a Peermusic do Brasil, empresa que detém e representa os direitos da canção original, pediu que a cantora tirasse a versão Pararatibum das redes sociais. Tati Zaqui gravou a música sem pedir autorização para os familiares dos autores (Larry Morey e Frank Churchill) e registrou a composição em seu próprio nome. Os responsáveis discordaram do conteúdo da letra, mas o acordo com a equipe da funkeira foi amigável, que não foi punida com multa.



10- Once upon a dream - A BELA ADORMECIDA

A bela adormecida é um dos melhores exemplos de como a música erudita influencia os filmes Disney. Indicada ao Oscar em 1959, a trilha sonora da animação é composta de canções adaptadas do balé The Sleeping Beauty, de Piotr Ilitch Tchaikovsky. Só as partes que contém canto foram compostas para o filme. O tema Once upon a dream também tem história: a canção original foi feita por Jack Lawrence e Sammy Fain e melodia de Tchaikovsky. Para o lançamento do DVD/Blu-Ray duplo do filme em 2008, foi gravado numa versão diferente pela atriz Emily Osment. Em 2003, a banda No Secrets a regravou para o álbum Disneymania 2. No ano passado, foi a vez da cantora Lana Del Rey apresentar uma versão mais sombria da música, que acabou tornando-se o tema de Malévola, estrelado por Angelina Jolie. Aqui, a gente mostra a canção original e ainda a versão de Lana Del Rey (como bônus).









MAIS NOTÍCIAS DO CANAL