Irmãs Winnie marcaram infâncias nos anos 1990 com Abracadabra. Foto: Divulgação/

Geralmente, elas são apresentadas como sinônimo de mulheres aterrorizantes, mas, seja nos cinemas ou na TV, podem ganhar perfis inusitados. De sensuais a divertidas, as bruxas já ganharam as mais variadas representações. Entre as produções que contam com personagens dotadas de poderes, estão
O mágico de Oz,
Convenção das bruxas e
Harry Potter.
[SAIBAMAIS] Quem nasceu na década de 1980 provavelmente lembra do trio de irmãs Winnie (Bette Midler), Sarah Sanderson (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy). As protagonistas do filme
Abracadabra (1993) voltam, acidentalmente, do passado após serem evocadas na noite Halloween.
Na mesma época, foi lançado o longa
Convenção das bruxas. A história gira em torno da poderosa Eva Ernst (Anjelica Huston), que planeja transformar todas as crianças do mundo em ratos. A única pessoa capaz de desafiar a bruxa é Luke (Jasen Fisher), um garoto de 10 anos.
No Brasil, as principais representantes são Morgana (Rosi Campos), do
Castelo Ra-Tim-Bum, e Keka, personagem de Xuxa no programa
Xuxa no mundo da imaginação. A tia-avó de Nino é uma feiticeira de 6 mil anos de idade cheia de poderes. Já a bruxa criada pela Rainha dos baixinhos nunca acertava um feitiço.
Em homenagem ao Halloween, confira a lista que o Viver preparou com as feiticeiras e bruxas que se destacaram no cinema e na televisão: