Equipamento cultural Cais do Sertão reduz de novo dias de funcionamento, e governo culpa a crise Equipamento cultural entre os mais bem avaliados do estado só abrirá as portas de quinta-feira a domingo

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/10/2015 14:01 Atualizado em: 08/10/2015 14:20

Cais do Sertão passa por dificuldades financeiras. Crédito: Cais do Sertão/Divulgação
Cais do Sertão passa por dificuldades financeiras. Crédito: Cais do Sertão/Divulgação

Em um intervalo de apenas três meses, o Cais do Sertão, um dos equipamentos culturais mais modernos de Pernambuco, enfrenta uma nova redução em seus dias de funcionamento. A partir desta semana, o museu dedicado ao interior do Nordeste funciona de quinta a domingo, das 11h às 17h. Nesta nova configuração, os dias de gratuidade na entrada passaram a ser as quintas-feiras.

Em julho deste ano, já havia sido anunciada uma primeira redução no horário de funcionamento, que se estendia da terça ao domingo, também das 11h às 17h. Em 2014, na época da abertura do museu, a situação era bem diferente:  o local funcionava de terça a domingo e, às sextas, o atendimento ao público chegava a ser feito das 9h às 21h.

Em pesquisa com os usuários do site TripAdvisor, o Cais do Sertão ocupa a 18º posição entre os melhores museus da América Latina. Mesmo com o reconhecimento do público, o museu passa por dificuldades econômicas, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) do Governo do Estado, que mantém o local. O órgão emitiu uma nota sobre o assunto.

"A mudança no funcionamento é mais um dos ajustes necessários para a manutenção do Cais do Sertão, face ao desafiador cenário econômico vivido por todo o País. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) estão empenhados em garantir a manutenção do padrão de qualidade e funcionalidade do espaço em reconhecimento ao papel fundamental do equipamento, que se tornou ícone da cultura e economia criativa de Pernambuco".

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL