Diario de Pernambuco
Busca
Música Sexta edição do Rock in Rio começa nesta semana. Produtora promete tornar marca "a maior do mundo" A partir de sexta-feira, o Rio de Janeiro recebe grandes nomes da música mundial na 6ª edição brasileira do Rock in Rio, que comemora 30 anos de história

Por: Diego Ponce de Leon

Publicado em: 16/09/2015 10:00 Atualizado em: 16/09/2015 13:24


Baby do Brasil foi uma das convidadas do box, que reúne regravações de artistas famosos. Foto: Rock in Rio/Divulgação
Baby do Brasil foi uma das convidadas do box, que reúne regravações de artistas famosos. Foto: Rock in Rio/Divulgação

Rio de Janeiro - "Não queremos pouca coisa. Queremos tornar o Rock in Rio a maior marca de música do mundo", comentou a presidente do evento, Roberta Medina, durante lançamento de um box comemorativo que celebra os 30 anos da primeira edição do festival, em 1985. Com Katy Perry, Sam Smith, Rihanna, Elton John, Metallica, Rod Stewart, Queen, entre outros, na programação deste ano, fica difícil crer que tal feito já não tenha sido atingido.

Há três décadas, o Rock in Rio nascia pelas mãos do empresário e pai de Roberta, Roberto Medina, na capital carioca. Com cinco edições no Brasil (a sexta começa depois de amanhã) e realizações paralelas nos Estados Unidos e Europa, o Rock in Rio ganhou status de maior festival de música do planeta. "Consegui trazer todos os meus ídolos. Só faltou o Sinatra, mas esse não deu tempo", disse Medina.

Ao longo dos anos, foram muitas as mudanças. A lama e o clima Woodstock de 1985 deram lugar a uma cidade musical com ares de shopping. O próprio Medina se mostra nostálgico, nesse aspecto, e antecipou uma novidade inusitada: “Todo mundo me pergunta da lama. Para mim, era trágico aquilo, mas virou um elemento de saudade. Então, encomendei tubos de acrílico com lama daquele terreno para serem comercializados”, contou. O inesperado souvenir será item de colecionador, com apenas 500 exemplares. Entre os dias 18 e 27 de setembro, 600 mil pessoas devem experimentar sensação similar. Os ingressos, que custavam a partir de R$ 175, esgotaram-se em poucos dias. Em alguns casos, foi questão de horas para que as 85 mil entradas previstas para cada dia se acabassem.

Pacote
Ainda antes do festival, o público terá a chance de entrar no clima festivo por meio do Rock in Rio 30 Anos Box Brasil, encomendado para celebrar a data especial. Em formatos de DVD, CD e box completo com livro de partituras, o material segue a premissa de intercâmbio musical promovida pelo festival e traz belos encontros entre os maiores artistas do país que já pisaram em um palco do Rock in Rio.



De forma a surpreender o fã e ouvinte, as bandas e cantores foram convidados a cantar sucessos alheios. Ninguém poderia gravar composições ou hits próprios. Pitty gravou Novos Baianos. Baby do Brasil retribuiu a gentileza e registrou Semana que vem, da Pitty, e atacou de Rita Lee com Agora só falta você. Cidade Negra foi de Planet Hemp. Fernanda Abreu com Palco, de Gilberto Gil. E por aí vai. Erasmo Carlos, Frejat, Jota Quest, Dinho Ouro Preto, Marcelo D2, Paralamas do Sucesso, Skank e Paula Toller também participam.

Toni Garrido lembrou que passou por quase todas as edições do evento, inclusive, no exterior. “Só não estive na Espanha”. No disco, Toni entoou Legalize já, do Planet Hemp, e Fazendo música, jogando bola, de Pepeu Gomes. Falando em Pepeu e Novos Baianos, Baby do Brasil era só alegria durante o lançamento. Além do box, ela também dá as caras na edição deste ano do Rock in Rio, em uma apresentação que já está sendo considerada épica. “Eu participei da primeira edição, ao lado de Pepeu. E volto agora, 30 anos depois, com ele no palco. Na plateia, meu filho Kriptus, de quem eu estava grávida de oito meses quando cantei, em 1985, disse. Mal sabe o público jovem, sempre em frenesi por conta das atrações pop, que a história não se fará no Palco Mundo, mas no reencontro e apresentação de dois não tão novos baianos. No stage ao lado, o Sunset.

- O repórter viajou a convite da Musickeria

Serviço
Rock In Rio 30 anos Box Brasil
Vários artistas. Vendido em formato de CD, DVD,
Blu-Ray e box especial, com todo o material além de um livro de partituras. Universal Music. Valores não divulgados.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL