Mercado Público do cinema nacional cai 35,7% em relação ao ano passado Disputa por salas de exibição com produções norte-americanas dificulta permanência em cartaz dos filmes feitos no país

Por: Carolina Braga

Publicado em: 27/09/2015 20:27 Atualizado em: 27/09/2015 21:22

"Que horas ela volta?" ampliou número de salas de exibição após estreia. Foto: Gullane Filmes/Divulgação
"Que horas ela volta?" ampliou número de salas de exibição após estreia. Foto: Gullane Filmes/Divulgação
Como se não bastasse a dificuldade para a obra de autor brasileiro encontrar espaço no circuito comercial, a disputa é pesada com as comédias. Até o dia 9 de setembro, entre os 10 filmes nacionais mais vistos, oito são representantes desse gênero. Loucas pra casar, de Roberto Santucci, tem a maior bilheteria de 2015, com público acumulado de 3,7 milhões de espectadores.

Confira os horários dos filmes em cartaz

Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, é o único drama da lista, com público de 91 mil espectadores. O longa permanece em cartaz. "Toda segunda é uma batalha para conseguir continuidade", afirma Bárbara Sturm, da Pandora Filmes, responsável pela distribuição do longa.

O caso do filme protagonizado por Regina Casé é uma raridade. Ao contrário de 'Loucas pra casar', que entrou em cartaz em mais de 600 salas em todo o país na semana de estreia, Que horas ela volta? começou a trajetória em 83 salas na primeira semana e, na última quinta, já ocupava 148. "A gente acreditava no boca a boca e ele funcionou", completa Bárbara.

De acordo com dados do Observatório do Cinema Brasileiro, atualizado semanalmente pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), o público interessado na produção nacional caiu no primeiro semestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano passado. A queda foi de 35,7%. Os filmes brasileiros atraíram 7,4 milhões de espectadores ao longo de 26 semanas.

Segundo o documento semestral da Ancine, a competição com os lançamentos norte-americanos continua a atrapalhar o desempenho. As produções do país ocuparam mais de 1 mil salas nas mesmas semanas para as quais foram programadas as estreias de lançamentos brasileiros.

"O filme Superpai foi lançado na mesma semana em que Cinquenta tons de cinza, em sua terceira semana de exibição, ainda ocupava 1.027 salas. Na semana de lançamento de Entre abelhas, o filme Vingadores: A era de Ultron estava sendo exibido em 1.272 salas", detalha o relatório.

Confira as maiores bilheterias do ano até agora:

Loucas pra casar – 3,7 milhões de espectadores
Meu passado me condena 2 – 2,6 milhões de espectadores
Carrossel, o filme – 2,4 milhões de espectadores
Qualquer gato vira-lata 2 – 807 mil espectadores
Linda de morrer –760 mil espectadores
Superpai – 439 mil
Entre abelhas – 438 mil
Divã a 2 – 164 mil
Que horas ela volta? – 91 mil
Entrando numa roubada – 87 mil

Fonte: Ancine

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL