Cinema Pernambucana é diretora de curta brasileiro que está no Festival de Veneza Marja Calafange dirigiu Tarântula junto com o cineasta baiano Aly Muritiba. Longas-metragens Boi Neon e Mate-me Por Favor também participam do festival

Publicado em: 02/09/2015 08:13 Atualizado em: 01/09/2015 18:40

Tarântula foi filmado no Paraná e já foi selecionado para mais de 20 festivais. Foto: Mauricio Baggio/ Divulgação
Tarântula foi filmado no Paraná e já foi selecionado para mais de 20 festivais. Foto: Mauricio Baggio/ Divulgação
 
Os atores Mark Ruffalo, Eddie Redmayne, Johnny Depp, Jake Gyllenhaal, Michael Keaton, Kristen Stewart e Rachel McAdams estão em filmes que serão lançados a partir desta quarta no Festival de Veneza. Os brasileiros Maeve Jinkings, Juliano Cazarré e Vinicius de Oliveira também. Diretores como Martin Scorsese, Tom Hooper, Sergei Loznitsa e Frederick Wiseman apresentarão novas obras no festival, assim como os cineastas pernambucanos Gabriel Mascaro e Marja Calafange, que participam respectivamente com o longa-metragem Boi neon e com o curta Tarântula. O Brasil é representado ainda com o longa Mate-me por favor, da carioca Anita Rocha da Silveira.

Aly Muritiba e Marja Calafange. Foto: Jonathan Campos/ Divulgação
Aly Muritiba e Marja Calafange. Foto: Jonathan Campos/ Divulgação

Marja Calafange: Tarântula em Veneza e Brasília
Ainda inédito, Tarântula tornou-se um dos principais curtas-metragens brasileiros de 2015 por ter sido selecionado para os festivais de Brasília e Veneza (ambos em setembro). O filme representa oficialmente o Paraná, onde foi produzido, mas a direção é assinada pelo baiano Aly Muritiba e pela pernambucana Marja Calafange, que moram em Curitiba. Ela mudou-se para a capital paranaense há oito anos porque queria estudar cinema e na época ainda não havia cursos especializados no Recife. "Gosto de coisas viscerais. É um curta sobre proteção, um terror psicológico, sem um pingo de sangue, com uma linguagem bastante naturalista", antecipa a diretora, que cita referências aos filmes Anticristo, Os outros, A fita branca e O orfanato. Atualmente ela prepara-se para começar a escrever o roteiro de seu primeiro longa-metragem, que será filmado na Zona da Mata de Pernambuco. Antes de ser projetado pela primeira vez, Tarântula já foi selecionado para mais de 20 festivais.


Gabriel Mascaro - Boi neon em Veneza e Toronto Ambientado no circuito de Vaquejadas de Pernambuco, Boi neon retrata a rotina de um vaqueiro (interpretado por Juliano Cazarré) que também trabalha como costureiro. Ele vive em um caminhão utilizado para transportar os bois para os torneios, mas o desenvolvimento do polo industrial têxtil no interior o faz "esboçar novos desejos e sonhar com lantejoulas, tecidos requintados e croquis", segundo a sinopse oficial. Maeve Jinkings (O som ao redor) e Vinicius de Oliveira (Central do Brasil) também estão no elenco do longa-metragem, que representantes o Brasil na mostra oficial Orizzonti (Horizontes), dedicada a "novas tendências cinematográficas". Além de Veneza, também foi selecionado para o Festival de Toronto, um dos mais concorridos das Américas. A participação nos dois eventos é mais dois degraus na trajetória ascendente do cineasta, que já apresentou filmes anteriores (Ventos de agosto, Doméstica, Avenida Brasília Formosa) na Bienal de São Paulo e nos festivais de Locarno, Roterdã e Brasília, entre outros concorridos ambientes artísticos.

Juliano Cazarré em cena de Boi Neon. Foto: Mateus Sá/ Desvia/ Divulgação
Juliano Cazarré em cena de Boi Neon. Foto: Mateus Sá/ Desvia/ Divulgação

ASSISTA ON LINE
Quinze longas da programação de Veneza foram disponibilizados no site Festival Scope, incluindo Boi neon e Mate-me por favor. Apenas 400 espectadores poderão ver cada filme. O ingresso virtual, que já está à venda, custa 4 euros (ou 10 euros para um pacote de dez filmes). O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou PayPal e permite que as obras sejam vistas apenas uma vez em um prazo de 15 dias.

A seita será exibido no Rio. Foto: Surto e Deslumbramento/ Divulgação
A seita será exibido no Rio. Foto: Surto e Deslumbramento/ Divulgação

NO RIO
Boi neon, Tarântula e Mate-me por favor estarão na programação do Festival do Rio, anunciada ontem. Será a primeira exibição dos dois filmes no Brasil. Os longas-metragens A seita e Cordilheiras no mar, dos pernambucanos André Antônio e Geneton Moraes Neto, também foram selecionados.



TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL