Moda Livro desvenda três personalidades que revolucionaram a moda nos anos 1990 Através das histórias de Marc Jacobs, Alexander McQueen e Kate Moss, jornalista destrincha tendências e comportamentos que se mantêm atuais

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/09/2015 10:00 Atualizado em: 04/09/2015 16:48

A top Kate Moss ganhou fama nos anos 1990 e propagou o estilo grunge. Fotos: Corinne Day/Divulgação
A top Kate Moss ganhou fama nos anos 1990 e propagou o estilo grunge. Fotos: Corinne Day/Divulgação

Uma taça de Martini “batizada” com cocaína na borda (drink conhecido como champagne supernova, apreciado pela top model Kate Moss) inspira o título do livro da jornalista Maureen Callahan, agora lançado no Brasil - e já denuncia os excessos que permearam os bastidores da moda nos anos 1990. Além da bebida, Champagne supernovas (Editora Rocco, 256 páginas, R$ 34,50) faz alusão aos corpos celestes, ao destrinchar as trajetórias de três estrelas em ascensão na época: os estilistas Marc Jacobs e Alexander McQueen e a modelo Kate Moss.

Por meio da investigação do passado conturbado dos três, e das narrativas “em off” da década de 1990, Maureen constrói um pano de fundo caótico, porém sedutor: festas, álcool, passarelas, música pop e estrelato se misturam, costurando tendências e comportamentos ainda em voga.

O surgimento do grunge, a substituição das curvas pela magreza no casting dos desfiles de moda, a ascensão do estilo de vida underground à cena mainstream e a extravagância pop nas coleções de alta costura são processos decifrados no livro - interessante para quem não sabe como as ombreiras dos anos 1980, em algum momento, deram lugar aos jeans rasgados e aos cabelos sujos do street style. Apesar da ausência de imagens, fundamentais no universo fashion, Champagne supernovas - dedicado “para os filhos dos anos 1990” - revela curiosidades que se desdobram até as passarelas (e armários) atuais.

>> TENDÊNCIAS
Confira três tendências que Jacobs, McQueen e Moss nos deixaram de herança a partir da década de 1990.

Grunge

Ganhou força com o crescimento de bandas como Nirvana e Pearl Jam, e encontrou eco no estilo de top models como Kate Moss. O figurino simula uma combinação acidental de peças de segunda mão e jeans desgastados, com cabelo desgranhado e aparência “largada.”

High low
Na lista de legados de Marc Jacobs, a entrada das produções prêt-à-porter (roupas de qualidade, assinadas por estilistas, mas produzidas em massa) nas passarelas. A mistura do bonito com o bizarro e do caro com o barato (high-low).

Rebeldia
Antes do suicídio, em 2010, Alexander McQueen usou as passarelas para exorcizar os próprios demônios. Assinou a polêmica coleção Highland Rape (inspirada na violação da Escócia pelos britânicos), criou as calças de cintura baixíssima e se chegou a se inspirar em Jack, o estripador. Mesclava glamour, horror e rebeldia - elementos que deixou como legado.

Sportswear
Outro legado da atuação de Marc Jacobs na década de 1990 foi a introdução de figurino esportivo nas passarelas. Os tênis de corrida combinados a figurinos mais sofisticados criam looks que permanecem atuais, despojados mas estilosos.

Jeans
Rasgados, desconstruídos, desgastados, os jeans ganham ares de protagonistas na cena grunge. Devem parecer acidentalmente velhos, mas são, na verdade, calculados para passar a impressão de look despreocupado, montado de última hora.

Cabelos desarrumados
Com aparência de sujos, os cabelos perdem o ar glamouroso e ganham aspecto de que não são lavados há dias. Sem corte definido, com fios ondulados, devem parecer desgrenhados, informais.

>> TRINDADE DA MODA
Passe o mouse sobre as imagens abaixo e confira um resumo sobre as três personalidades que dão corpo ao livro.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL