Diario de Pernambuco
Busca
Visuais Antigo casarão da Fundação Joaquim Nabuco recebe exposição de arte contemporânea Artista mineiro Pablo Lobato apresenta três vídeos projetados como instalações na exposição Profanações

Por: Júlio Cavani - Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/09/2015 08:22 Atualizado em: 12/09/2015 12:04

Cenas dos videos Folia e Bronze Revirado. Fotos: Pablo Lobato/ Divulgação
Cenas dos videos Folia e Bronze Revirado. Fotos: Pablo Lobato/ Divulgação
 
Filmados em detalhes e mostrados fora do contexto original, rituais de origem religiosa podem ganhar novos significados não necessariamente sagrados, mas não menos impactantes, como mostra o artista mineiro Pablo Lobato nos três vídeos apresentados na exposição Profanações. As imagens retratam a peregrinação do Círio de Nazaré em Belém do Pará, o trabalho dos funcionários que balançam os sinos de uma igreja no interior de Minas Gerais e a Folia de Reis na cidade de Bom Despacho. São situações ligadas ao divino que geram uma contraditória beleza monstruosa. As projeções (integradas aos ambientes, como videoinstalações) ocorrem simultaneamente na galeria Massangana e nas dependências do antigo casarão da Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte, localizados ao lado do Museu do Homem do Nordeste e do recentemente inaugurado Cinema do Museu. A integração entre os espaços pode gerar um bom público para a mostra, que é inaugurada neste sábado e fica em cartaz até 11 de outubro.

BRONZE REVIRADO
Apresentado com formato de tela vertical, o vídeo Bronze revirado (2011) registra o trabalho dos homens que tocam o sino da torre de uma igreja. As imagens mostram que eles precisam fazer arriscadas manobras para desviar do objeto enquanto o movem. Segundo Moacir dos Anjos, curador da exposição, "as coreografias assim desenhadas por esses corpos, quase todos negros ou mulatos, lembram, mesmo que por associação distante, a entrada e a saída de jogadores de capoeira do centro das rodas onde se desenrola esse embate de matriz sincrética (brasileira e africana). Ecoam o fato de, por muito tempo, os sineiros desses templos terem sido negros escravizados, detentores da obrigação e do privilégio de chegar ao topo de suas torres para fazer as campanas tocarem."

FOLIA
O vídeo Folia, filmado entre 2012 e 2015, retrata a espantosa expressividade de uma Folia de Reis no interior de Minas Gerais. Como se estivessem em um transe coletivo próximo da loucura, os participantes incorporam personagens (alguns mascarados) em uma intensa encenação musical e teatral. De origem cristã, o ritual desperta associações que transcendem as fronteiras do sobrenatural e do fantástico.

CORDA
No vídeo Corda (2014), Lobato filma, bem de perto, a tradição do Círio de Nazaré, em Belém, onde uma multidão de milhares de pessoas carrega um cordão gigante ligado à imagem de Nossa Senhora. Os enquadramentos adotados pelo artista transformam a cena em uma uma caótica massa de corpos que parecem lutar entre si enquanto se contorcem ritmados pelos passos de pés descalços.


SERVIÇO:
Exposição Profanações, de Pablo Lobato
Quando: Abertura neste sábado, às 15h. Em cartaz até 10 de outubro, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h
Onde: Fundação Joaquim Nabuco (Avenida 17 de agosto, 2187, Casa Forte)
Informações: 3073-6772

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL