Arte

Vida e obra de artista plástica Marianne Peretti inspiram livro lançado no Recife

Peretti é tida como a única mulher na equipe de Oscar Niemeyer na construção de Brasília. A artista também participa de bate-papo com autores do livro

Publicado em: 04/08/2015 09:15 | Atualizado em: 04/08/2015 17:58


Livro sobre a artista será lançado nesta terça-feira no Recife. Foto: Breno Laprovitera/Divulgação

No subsolo de uma escola técnica de Paris, França, onde funciona refeitório para os alunos, está instalado desde 1972 um painel colorido de 16 metros de largura, feito de resina, ferro e placas de vidro. Desde a colocação da peça ali, 27 mil alunos comeram no local imaginando a origem ou importância daquilo. A administração do centro não tinha informações sobre o vitral e previa destrui-lo como parte de uma reforma. Felizmente, a demolição não ocorreu antes do período de cinco anos de estudo para a criação do livro Marianne Peretti – A ousadia da invenção, sobre a renomada artista franco-brasileira. Radicada em Olinda, hoje aos 87 anos, é a responsável não só pelo painel na França, mas por incontáveis obras como os vitrais da Catedral de Brasília, do Panteão e do Memorial JK.

A obra lançada nesta terça-feira (04) no Recife traça panorama sobre vida e obra da única mulher na equipe de Oscar Niemeyer na construção da capital federal. A artista plástica participa de bate-papo com autores do livro. A exaltação à criadora dos “vitrais dos trópicos” inclui exposição itinerante - com passagem pelo Recife em 2013 - e um documentário em fase de finalização.

Para a idealizadora e coordenadora-geral do projeto, Tactiana Braga, a iniciativa corrige uma falha histórica acerca da importância de Marianne para a arte moderna e universal. “São produções de escala, de metros quadrados monumentais, que dificilmente caberiam nas nossas escolas tradicionais de pintura e escultura. Ela esteve em meio a engenheiros e políticos, um mundo de homens, para impor a sua arte delicada e sensual com ousadia, atrevimento”, enaltece.

Vitral na Camara dos Deputados, em Brasilia, da artista Marianne Peretti. Foto: Breno Laprovitera/Divulgação
Além de análises de especialistas em arte e patrimônio, depoimentos de Peretti conduzem o leitor da publicação pela história, às vezes pelos bastidores, das mais de seis décadas de trabalho. Na introdução, o livro reproduz documento escrito por Niemeyer em 1991, com depoimento sobre ela. “Vou dizer como me emocionava vê-la durante meses debruçada a desenhar os vitrais da Catedral de Brasília. Eram centenas de folhas de papel vegetal que, coladas, representavam um gomo da Catedral. Um trabalho que diria corresponder aos velhos tempos do Renascimento quando, apoiados pelos príncipes daquela época, os pintores e escultores executavam obras extraordinárias. Não acredito que naqueles velhos tempos um vitral de tal vulto tenha sido realizado”.

Marianne recorda o primeiro contato com Niemeyer. Embora já morasse no Brasil, aconteceu em Paris, quando visitava a mãe. Ao assistir a entrevista com o arquiteto pela tevê, ficou encantada com o prédio da Editora Mondadori, em Milão, mostrado no programa. Sentiu um impulso de ver de perto. “Tinha tanta admiração, que peguei um trem ou avião e fui a Milão para ver a obra. Fiquei olhando e fui embora no dia seguinte. Mas valeu a pena. Quando contei a Oscar, muito depois, ele adorou”, recorda. Na volta ao Brasil, Marianne foi ao Rio procurar Niemeyer e, assim, foi plantada a semente da parceria criativa entre a artista e o arquiteto.

Vitrais da Catedral de Brasilia da artista Marianne Peretti. Foto: Breno Laprovitera/Divulgação.


As obras
Obras da artista podem ser observadas em vários pontos do Recife. Selecionamos cinco para apreciação do leitor:

Vitrais para a capela do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Edifício Ministro Djaci Falcão, Cais do Apolo, s/n, Recife

Vitrais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Praça da República, Santo Antônio, Recife

Escultura em bronze, no hall de entrada da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.
Rua da Aurora, 885, na Boa Vista, Recife

Vitrais da Igreja Nossa Senhora de Fátima de Boa Viagem
R. Marquês de Valença, 350, Boa Viagem, Recife

Vitrais da Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil
R. Estado de Israel, 3, Boa Vista, Recife

Serviço
Lançamento do livro Marianne Peretti – A ousadia da invenção e colóquio com participação da artista e dos autores
Onde: Caixa Cultural (Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)
Quando: Terça-feira (04), às 19h
Livro: R$ 180 no lançamento e R$ 220 nas livrarias (B52/Sesc, 348 páginas )
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL