Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Sônia Braga brinca com figurantes e rouba a cena em gravação de filme no Centro do Recife Cena do filme Aquarius, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi gravada no restaurante Leite

Por: Pedro Siqueira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/08/2015 15:59 Atualizado em: 09/08/2015 13:38

Lula Terra e Sônia Braga em cena, na primeira imagem oficial do filme. Fotos: Victor Jucá/ Cinemascópio/ Divulgação
Lula Terra e Sônia Braga em cena, na primeira imagem oficial do filme. Fotos: Victor Jucá/ Cinemascópio/ Divulgação

Centro do Recife, manhã calorenta de sábado. Câmeras, refletores e volumosas caixas de equipamentos se deslocavam para o tradicional restaurante Leite, na Praça Joaquim Nabuco. No local, transeuntes se perguntavam "será algum filme estrangeiro?”. Não era, mas bem que poderia ser. Era o quinto dia de filmagens de Aquarius, segundo longa-metragem de ficção de Kleber Mendonça Filho.

A cena em questão, protagonizada por Lula Terra e pela atriz Sônia Braga, que no filme vive a escritora e viajante do tempo Clara, mostra, segundo Kleber, um "reencontro entre dois grandes amigos do passado". Nos bastidores, velhos companheiros que acompanham o cineasta desde O som ao redor (2012), como Juliano Dornelles, Pedro Sotero e Leonardo Lacca, trabalham para captar com lentes a história de Clara. Mas o centro das atenções era, de fato, Sônia Braga. Logo ao chegar no restaurante, por volta das 11h, a atriz se destacou. Extrovertida, arriscou piadas com os figurantes, dispostos nas mesas do local. "Quem aqui é família da equipe levanta a mão", brincou, arrancando gargalhadas. Sugestões da atriz para detalhes da cena também são aceitos por Kleber. "Posso tirar os sapatos? Acho que fica tão lindo”", disse Sônia em certo momento.

A escolha do suntuoso Leite também não foi por acaso. Pelas paredes, fotografias antigas de uma Veneza Brasileira que quase só existe em memória criam uma atmosfera de tradição. Curioso que esteja localizado bem ao lado de onde funcionava o antigo Cinema Moderno, hoje uma loja de eletrodomésticos.

"Acho mais interessante do que filmar em um shopping center, por exemplo. O Leite é um local importante da cidade, carrega uma tradição, é uma espécie de 'velho rico', em oposição à ideia que tudo hoje tem que ser novo", diz Kleber. Sem entregar detalhes do roteiro, ele também afirma que não necessariamente existe uma excelente relação entre Clara e o personagem de Lula. "São amigos, mas alguma coisa aconteceu no passado que ainda não foi esquecida. É aquele tá tudo bem, mas não tá".

Kleber Mendonça Filho com o diretor de fotografia Pedro Sotero e o diretor de arte Thales Junqueira (ao fundo).
Kleber Mendonça Filho com o diretor de fotografia Pedro Sotero e o diretor de arte Thales Junqueira (ao fundo).

Do lado de fora, curiosos se admiravam com a presença de Sônia, alguns relembrando papeis de destaque como A dama do lotação (1978), Gabriela (1983) e O beijo da Mulher-Aranha (1985). As filmagens, que começaram no dia 4 de agosto, seguem ainda por bairros como Pina, Boa Viagem e Casa Forte. As principais cenas estão sendo gravadas no Edifício Oceania, na orla de Boa Viagem. A curiosidade em torno das gravações gerou até problemas de trânsito nos primeiros dias. O elenco conta ainda com Irandhir Santos, Maeve Jinkings, Humberto Carrão e Julia Bernat. As filmagens vão até o fim de setembro. 


TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL