Reality gastronômico Participante menos querida do público, Aritana é eliminada do Masterchef ao transformar torta de maçã numa sopa Empresária paulista havia sido capitã da prova em equipe em Manaus, onde também saiu derrotada

Por: Diogo Carvalho

Publicado em: 05/08/2015 02:28 Atualizado em:


Aritana chora ao abandonar o avental. Foto: Band/Divulgação
Aritana chora ao abandonar o avental. Foto: Band/Divulgação

Foram duas grandes derrotas para a paulista Aritana Maroni num único episódio do MasterChef Brasil. Primeiro, derrotada enquanto capitã da prova de equipe em Manaus. Já na prova de eliminação, ela conseguiu transformar uma clássica receita de Torta de maçã (a Apple Pie norte-americana) numa sopa, deixando para trás o sonho de vencer o programa. No fim, um grande alívio para boa parte dos telespectadores do reality gastronômico da Band, que sempre torceram contra a filha do empresário Oscar Maroni. 

Os números oficiais de audiência ainda não foram divulgados, mas o episódio desta terça-feira bateu recorde na internet, com mais de 370 mil tweets durante a exibição. "Finalmente!", "Demorou, mas saiu!", "Já vai tarde!"... Eram os comentários mais recorrentes em outras redes sociais, como o Instagram do MasterChef Brasil, todos mencionando a saída de Aritana.

Apesar de muita tensão no fim, o 12º episódio desta segunda edição começou de uma maneira bem descontraída, com os cozinheiros amadores sobreviventes desembarcando em Manaus, capital do Amazonas. Lá, foram recebidos pelo chef Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro, que orientou os participantes sobre como tirar o melhor proveito de ingredientes típicos da gastronomia do Norte do país, como o tucupi, o jambu e até as formigas. Depois de um passeio pelo Mercado Municipal Adolpho Lisboa e da divisão em duas equipes, os concorrentes descobriram que teriam que cozinhar numa embarcação em pleno Rio Negro - com uma cozinha reduzida, vento e muito balanço.

Competidores tiveram aula de ingredientes típicos do Amazonas. Foto: Band/Divulgação
Competidores tiveram aula de ingredientes típicos do Amazonas. Foto: Band/Divulgação
Lucas liderou a equipe azul, formada ainda por Jiang, Raul e Cristiano. Já Aritana foi a capitã da equipe vermelha, com Fernando, Sabrina e Izabel. Como a produção do reality sempre lança enquetes na internet pedindo a opinião do público, a equipe azul sempre saia na frente na preferência, já que o time vermelho tinha os dois participantes mais detestados desta edição, principalmente pelo temperamento forte e arrogância: Fernando e Aritana.

Talvez tenha sido a prova em grupo mais confusa para os competidores até então. Principalmente por muitos não terem a mínima ideia de como se trabalhar com ingredientes tão exóticos. Tanto que quase no fim dos 90 minutos de prova, os chefs Erick Jacquin, Paola Carossela, Henrique Fogaça e o convidado Felipe Schaedler tiveram que se meter na cozinha para que a refeição ficasse pronta a tempo.

Todas as equipes optaram por servir um peixe com arroz de principal. Se diferenciando apenas na sobremesa e no modo de apresentação dos pratos. Enquanto o time de Lucas preferiu apostar na simplicidade e respeitar o sabor dos ingredientes, o de Aritana optou por fazer uma releitura nas receitas e apresentou uma refeição com toques mais gourmet. Desta vez, a escolha dos vencedores ficou a cargo de um grupo de chefs locais e turistas. Para a surpresa dos participantes, Luís Lima (finalista da primeira edição do programa) estava entre os avaliadores. Por uma vitória apertada (8x7), o time de Lucas foi o vencedor, mandando Aritana, Fernando, Izabel e Sabrina direto para a prova de eliminação.

Aritana e Fernando: equipe vermelha perdeu a prova em grupo. Foto: Band/Divulgação
Aritana e Fernando: equipe vermelha perdeu a prova em grupo. Foto: Band/Divulgação
Já de volta à cozinha oficial do MasterChef, nos estúdios da Band (em São Paulo), o baiano Cristiano passou mal durante as gravações e foi socorrido. Segundo Raul, ele estava mal de saúde desde a viagem a Manaus. 

O chef Erick Jacquin apresentou aos competidores qual seria o desafio eliminatório: uma Torta de maçã, clássica receita norte-americana. Por dominarem a confeitaria, Izabel e Sabrina (esta em sua nona prova de eliminação) estavam confiantes que se sairiam bem. Já Aritana entrou em pânico, por não saber trabalhar com doces.

A prova contou com vários momentos de tensão: Fernando se negou a fazer uma torta coberta de massa e decidiu preparar um crumble para cobertura, sendo repreendido pelos jurados no meio do preparo, dando a entender que se ele não entregasse o que eles tinham pedido, seria eliminado. Certa hora, Fernando começou um bate-boca com Lucas porque ele estava dando dicas para Sabrina direto do mezanino.

Para variar, todos entregaram as tortas no tempo limite. A receita de Fernando foi eleita a melhor pelos jurados, seguida pela de Sabrina. Sobraram para a berlinda Izabel e Aritana. A primeira porque apresentou as bordas com massa crua. Aritana preparou um recheio muito líquido e uma massa extremamente fina, que mais parecia uma empada. Resultado? "Sua torta está quase uma sopa, Aritana", reclamou Jacquin, para logo depois anunciar que a paulista estava eliminada do MasterChef.

Desabafo
"Minha eliminação foi justa. Eu nunca tinha feito torta, eu não sei fazer doce. Tinha certeza que o que iria me tirar do programa era o doce, tanto que eu tentei me salvar de todas as provas de doces. Sai por um erro meu", afirmou Aritana em entrevista ao Portal da Band. "A única base que eu tinha era a massa, mas eu não sabia o que ia acontecer quando assasse a torta. E foi bem isso, quando eu abri, por mais que eu estruturei, ficou aquele caldo dentro, parecendo uma sopa. A da Izabel estava mais crua, mas era uma torta, a minha estava um sopão", analisou.

Assim, a empresária deixa a disputa pelo prêmio de R$ 150 mil para abrir seu próprio negócio, R$ 1 mil por mês durante um ano para compras em supermercado, um carro zero, uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris, e o troféu de MasterChef. A final será exibida ao vivo no dia 8 de setembro. Na próxima semana, os cozinheiros amadores terão o desafio de preparar receitas de países como Afeganistão e Peru, sem saber que ingredientes existem em cada prato.

Participantes cozinharam em embarcação em pleno Rio Negro. Foto: Band/Divulgação
Participantes cozinharam em embarcação em pleno Rio Negro. Foto: Band/Divulgação



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL