Diario de Pernambuco
Busca
Cinema Filme pernambucano Boi Neon é selecionado para o Festival de Toronto Longa-metragem do cineasta Gabriel Mascaro também será projetado no Festival de Veneza

Publicado em: 13/08/2015 15:57 Atualizado em: 13/08/2015 17:07

Juliano Cazarré em cena de Boi Neon. Foto: Mateus Sá/ Divulgação
Juliano Cazarré em cena de Boi Neon. Foto: Mateus Sá/ Divulgação

Além de ter sido selecionado para o célebre Festival de Veneza, o filme Boi Neon, dirigido pelo pernambucano Gabriel Mascaro (Ventos de agosto), também estará no Festival de Toronto, o mais concorrido das Américas. Ele não participa da competição principal, mas de uma nova mostra, chamada Plattform, que tem uma comissão julgadora formada pelos consagrados cineastas Claire Denis, Agnieszka Holland e Jia Zhang-ke. A informação foi divulgada na manhã desta quinta.

Juliano Cazarré, Maeve Jinkings e Vinícius de Oliveira estão no elenco de Boi Neon, que é ambientado entre vaquejadas e indústrias do setor têxtil no interior de Pernambuco. Os filmes de Mascaro têm percorrido uma trajetória de ascensão em algumas das principais mostras de cinema nacionais e internacionais, com premiações e passagens pelos prestigiados festivais de Locarno, Brasília e Roterdã, entre outros.

Novos filmes de Ridley Scott, Michael Moore, Stephen Frears, Julie Delpy e Claude Lelouch, entre outros diretores, serão lançados em Toronto. Atores como Jake Gyllenhaal, Naomi Watts, Matt Damon e Julianne Moore estão nos elencos de longas que serão apresentados pela primaiera vez na mostra canadense.

Sinopse oficial de Boi Neon:

Nos bastidores das Vaquejadas, Iremar e um grupo de vaqueiros preparam os bois antes de solta-los na arena. Levando a vida na estrada, o caminhão que transporta os bois para o evento é também a casa improvisada de Iremar e seus colegas de trabalho:  Zé, Negão, Galega e sua filha Cacá. O cotidiano é intenso e visceral, mas algo inspira novas ambições em Iremar: a recente industrialização e o polo de confecção de roupas na região do semi-árido nordestino. Deitado em sua rede na traseira do caminhão, sua cabeça divaga em sonhos de lantejoulas, tecidos requintados e croquis. O vaqueiro esboça novos desejos.




TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL