Arte Exposição no Mamam traz desenhos polêmicos do artista plástico Gil Vicente Mostra "Inimigos" causou polêmica por retratar a morte de personalidades famosas como o Papa Bento e o ex-presidente Lula

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/08/2015 12:00 Atualizado em: 17/08/2015 17:31


Gil Vicente aponta arma para Jarbas Vasconcelos na exposição Inimigos. Foto: Gil Vicente/Divulgação
Gil Vicente aponta arma para Jarbas Vasconcelos na exposição Inimigos. Foto: Gil Vicente/Divulgação

Os polêmicos desenhos da mostra Inimigos, do artista plástico Gil Vicente, serão expostos a partir desta quarta-feira (19), no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Boa Vista). Nos retratos, Gil aponta armas para personalidades da política mundial.

Confira outras exposições em cartaz na cidade

Em entrevista ao Viver, à época do lançamento da exposição, EM 2005, Gil definiu Inimigos como um desabafo. "Deixo bem legível que a chegada desses políticos ao poder não trouxe nenhuma esperança. O último deles foi Lula. O que houve de mudança com ele foi ínfimo. Não tenho preocupação com tecnologia, pré-sal, mico-leão e aquecimento global. Essencial é o ser humano, equilíbrio social, educação, saúde, trabalho, desenvolvimento, um país justo. Voto há 30 anos e não vejo nada disso. A situação não vai mudar. A injustiça está perpetuada", afirma.

A mostra conta ainda com uma imagem na qual Gil aponta uma pistola para o Papa Bento XVI. Outras personalidades incluem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos, morto em 2014.

Foto: Gil Vicente/Divulgação
Foto: Gil Vicente/Divulgação


SERVIÇO
Mostra Inimigos, de Gil Vicente

Onde: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Rua da Aurora, 265, Boa Vista)
Quando: De quarta (19) a 16 de fevereiro de 2016
Visitação: De terça a sexta, das 12h às 18h. Sábados e domingos, das 13h às 17h.

Foto: Gil Vicente/Divulgação
Foto: Gil Vicente/Divulgação


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL