Diario de Pernambuco
Busca
Lista Assassinato de Murilo movimenta reta final de Babilônia. Relembre outros "quem matou?" da telinha Pergunta clássica virou "clichê" de novelas, caindo na boca do povo e eternizando novelas no imaginário popular

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/08/2015 11:10 Atualizado em: 14/08/2015 13:15

A reta final de Babilônia lançou o mistério do "quem matou?". Murilo (Bruno Gagliasso) foi assinado no capítulo da última quinta-feira, na TV Globo. A última estratégia para a trama levantar a audiência da faixa, após a crise de popularidade. O autor Gilberto Braga, que assina a trama com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, costuma investir na incógnita em minisséries, como Anos dourados e Labirinto, e novelas, como Celebridades e Paraíso tropical. No capítulo de anteontem, o vilão Murilo foi assassinado pelas costas, com um triturador de gelo. Cris (Tainá Müller), Beatriz (Glória Pires) e Diogo (Thiago Martins) estão entre os suspeitos.

Assassinato de Salomão Hayalla movimentou trama das duas versões de O Astro. Foto: TV Globo/Divulgação
Assassinato de Salomão Hayalla movimentou trama das duas versões de O Astro. Foto: TV Globo/Divulgação


Quem matou Odete Roitman? (Vale Tudo, 1988)

Até hoje, é considerado o crime mais famoso da teledramaturgia. Nas conversas de rua, a pergunta era repetida à exaustão. O mistério do assassinato da vilã da trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères só foi revelado no último capítulo, em 1989. A personagem de Beatriz Segall foi assassinada por Leila (Cássia Kiss).



Quem matou Max? (Avenida Brasil, 2012)

Talvez o último grande sucesso na faixa das 21h na Globo, a novela de João Emmanuel Carneiro prendeu a atenção dos telespectadores com o jogo de gato e rato entre Nina (Débora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves). Nos últimos capítulos, foi lançado o mistério do assassinato do vilão Max (Marcello Novaes), ex-parceiro de Carminha. No último capítulo, a personagem de Adriana Esteves revela ter matado Max com um golpe na cabeça, em legítima defesa. A ex-vilã se regenera e protagoniza uma comovente cena de reconciliação com Nina.

Quem matou Salomão Hayala? (O Astro, 1977, 2011)

Exibida originalmente em 1977 e refilmada pela TV Globo em 2011, a novela O Astro ficou conhecida por popularizar o ator Francisco Cuoco, no papel do astrólogo Herculano Quintanilha. O papel foi interpretado por Rodrigo Lombardi na segunda versão. Logo nos primeiros capítulos, o assassinato do magnata Salomão Hayala cria o clima de suspense que define a novela. Em 1977, o assassino era o ambicioso Felipe, amante da esposa de Salomão, Clô. Na versão de 2011, a assassina foi a própria Clô, em elogiada performance de Regina Duarte.



Quem matou Lineu Vasconcelos? (Celebridade, 2003)

Mais uma vítima de Gilberto Braga. Desta vez, o magnata Lineu Vasconcelos, vivido por Hugo Carvana. A responsável foi a vilã Laura, vivida por Cláudia Abreu. Ela também protagonizou a clássica cena na qual leva uma surra de tapas da protagonista Maria Clara Diniz (Malu Mader).



Quem matou Taís? (Paraíso Tropical, 2007)

A novela global apresentou as gêmeas Paula e Taís, vividas por Alessandra Negrini. Como sempre, uma delas é a gêmea má. A vilã Taís acabou levando a pior, e foi assassinada na metade da novela, dando origem ao "quem matou?". No final, o vilão Olavo (Wagner Moura) confessa o crime, usado para incriminar Paula e o protagonista Daniel (Fábio Assunção).



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL