Diario de Pernambuco
Busca
Cultura Sessão de autógrafos do livro de Walter Carvalho é cancelada Fotógrafo não estará mais presente na Livraria Cultura do Paço Alfândega nesta sexta. Uma nova data será marcada.

Publicado em: 02/07/2015 18:19 Atualizado em: 02/07/2015 18:47

 
Foi cancelada a noite de autógrafos do livro fotográfico Contrastes simultâneos, que estava marcada para esta sexta na Livraria Cultura do Paço Alfândega. O fotógrafo Walter Carvalho não estará presente na ocasião. Uma nova data será marcada.

Leia mais sobre o livro:


Os filmes Central do Brasil, Febre do rato, Lavoura arcaica, Entreatos, O céu de Suely, Carandiru e Brincante, as novelas Renascer, O rei do gado e O rebu e a minissérie Amores roubados estão entre as obras cujas imagens foram captadas pelas lentes do diretor de fotografia Walter Carvalho. Paralelamente ao trabalho no cinema e na TV, ele costuma usar câmeras fotográficas analógicas e digitais para registrar uma visão pessoal sobre o mundo. O material produzido informalmente nessas "horas vagas" têm tanto conteúdo quanto o que é feito durante as produções oficiais. Parte desse testemunho visual pode ser conhecida no livro Contrastes simultâneos.

"Para mim, a foto acontece no espaço entre o olho e a ocular da câmera. Fotografo o que vejo e não o que as máquinas me permitem ver", define Carvalho no texto de apresentação do livro de 210 páginas (editora Cosac e Naify). As fotos não têm relação direta com os filmes e programas em que ele trabalhou, mas algumas visivelmente foram feitas nos intervalos de filmagens ao redor ou no meio das locações.

No filme pernambucano Amarelo manga, de Cláudio Assis, o personagem interpretado por Chico Diaz trabalha em um matadouro. O ator não aparece no livro, mas esse cenário e outros semelhantes estão presentes em Contrastes simultâneos. "Trata-se de uma documentação que venho elaborando desde a década de 1970 sobre as formas rudimentares da matança de bois em sítios, pequenas cidades do interior e, de forma clandestina, nas periferias dos grandes centros", detalha Carvalho, que foi diretor de fotografia dos três primeiros longas-metragens de Assis e do curta Texas Hotel (1999).

Os apartamentos com janela voltada para o viaduto do Minhocão, em São Paulo, que servem de cenário para cenas do filme Terra estrangeira, de Walter Salles e Daniela Thomas, também são vistos no livro, assim como o depósito de armas presente em O primeiro dia, dos mesmos diretores. De Notícias de uma guerra particular, documentário de João Moreira Salles e Katia Lund, o livro aproveita retratatos de traficantes e presidiários.

Cinemas desativados são outro tema que interessa a Carvalho, como ele demonstrou na exposição que apresentou no Recife em 2002 na Torre Malakoff. O livro não explora tanto esses lugares, mas abre espaço para alguns casos, como um cine drive-in de Cabo Frio (RJ) que atualmente funciona como depósito: "Fotografo para guardar, para fazer com que aquilo que está desaparecendo continue existindo".

Conexões existem, mas o que se sobressai em Contrastes simultâneos é um sentimento próprio, como se as fotos reunidas no livro formassem um conjunto interligado e independente do contexto onde elas foram feitas. Seja em regiões desérticas ou em grandes capitais, Walter Carvalho apresenta um mundo insólito, marcado pela convivência entre a natureza, as construções humanas e um sincretismo cultural por vezes predatório. A invasão de propagandas sobre as paisagens e ambientes públicos (como a marca da Rede Globo sobre um canavial em Ipojuca) ganha um caráter assustadoramente surreal em algumas situações que o olhar do fotógrafo converte em poesia.

Preço do livro no site da Livraria Cultura: R$ 129,00

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL