TV Realities policiais movimentam a grade da TV Produções focadas em crimes e investigações como Operação de risco, na RedeTV!, e Polícia 24h, na Band, conquistam a atenção do público

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 06/07/2015 10:30 Atualizado em: 06/07/2015 16:33

Reality documental "Emergências Noturnas" estreou no canal Pago A&E. Foto: A&E/Divulgação.
Reality documental "Emergências Noturnas" estreou no canal Pago A&E. Foto: A&E/Divulgação.

A curiosidade humana em torno de acidentes, crimes e riscos fez surgir uma espécie de programa muito forte na tevê. Os reality shows policiais, focados em crimes e nas investigações dos casos, se solidificam nas grades de programação na TV aberta e fechada.

Dois programas chamam a atenção: Operação de risco, da RedeTV!, e Polícia 24h, exibido pela Band. O primeiro se gaba de ser o precursor do gênero no Brasil e mostra todas as ações, inclusive com episódios nos quais bandidos aparecem mortos - sim, há a tarja sobre os rostos. O da Band mostra a vida difícil dos policiais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Nos canais fechados, a situação não é diferente. O A&E estreou na segunda passada o Emergências noturnas, que retrata a ação de bombeiros e policiais nas ruas. Já o canal Lifetime tenta fazer um pouco diferente e consegue até sair da mesmice - mas não da exploração dos dramas -, colocando mulheres à frente da atração. Em Mulheres em ação, série brasileira produzida pela MediaLand, as agentes de São Paulo têm que enfrentar dois problemas: as ocorrências e o preconceito. Entre todos, é o que mais apresenta realmente as questões vividas pelas autoridades.

Noticiários policiais da TV aberta incorporam elementos de reality show, como Cidade alerta, da TV Clube/Record, e Brasil urgente, na Band. As características aparecem, principalmente, quando acompanham uma perseguição policial. Recentemente, o primeiro exibiu um policial baleando um suspeito durante uma ação. 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL