Diario de Pernambuco
Busca
Crise Orçamento do Festival de Inverno de Garanhuns sofre corte de 20% Evento será realizado entre os dias 16 e 25 de julho de contará com 220 atrações musicais em seis palco e na Igreja Matriz de Sant'anna

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/07/2015 11:20 Atualizado em: 08/07/2015 12:01

Lenine, Ana Carolina, Mundo Livre S/A, Pitty e Eddie estão na programação. Foto: Montagem/DP
Lenine, Ana Carolina, Mundo Livre S/A, Pitty e Eddie estão na programação. Foto: Montagem/DP

O orçamento encolheu mais uma vez. Em 2015, o investimento para o Festival de Inverno de Garanhuns, realizado entre os dias 16 e 25 de julho, será aproximadamente 20% menor que no ano passado, de acordo com a presidente do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto. A queda entre 2013 e 2014 foi a mais brusca, de 30%.

Confira a programação completa de shows do Festival de Inverno de Garanhuns

“Ficará em torno de R$ 7,5 milhões, devido à crise financeira que estamos vivendo no país. O importante é que não reduzimos nada na programação cultural. A gente tentou fazer os ajustes na logística e na infraestrutura”, argumenta Márcia. No ano passado, o total de recursos destinados foi de R$ 8,8 milhões, de acordo com o órgão.

A programação completa da festa, um dos principais eventos do Agreste pernambucano, foi divulgada ontem. Além de Ana Carolina, Capital Inicial, Racionais MC’s, Lenine e Ave Sangria, já anunciados, foram divulgadas as apresentações de Pitty, Calypso, Davi Moraes e Moraes Moreira, Tiê, Flávio José e Fafá de Belém, além dos pernambucanos Devotos, Mombojó, Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda.

Artistas da nova cena local, como Johnny Hooker, Isadora Melo, Graxa e Banda Rua foram escalados para o Palco Pop. Johnny foi eleito o melhor cantor de música popular no 26º Prêmio da Música Brasileira, em junho. Isadora integrou o elenco e cantou na trilha sonora de Amorteamo (Globo).

A festa será dividida em 13 polos culturais, espalhados pela cidade. As atrações musicais - cerca de 220, de acordo com a fundação, todas diferentes de 2014 - se apresentarão em seis palcos, além da Igreja Matriz de Sant’anna, que abriga a sétima edição do Virtuosi Gravatá, a partir do dia 15. O festival contempla ainda atrações de outros segmentos artísticos, como teatro, dança, artes visuais, cinema, literatura, artesanato, cultura popular, design e moda.

Teatro (clique e veja a programação)
Serão 20 apresentações entre espetáculos de dança, circo e teatro. Destaques para o musical Gonzagão, a lenda, de João Falcão, sobre a obra de Luiz Gonzaga. No teatro de rua, o Coletivo Nopok apresenta o espetáculo Carrilhão, que mistura circo e teatro para mostrar a vida de dois andarilhos. Já na área da dança, a companhia mineira Quik Cia. de Dança encena Ressonâncias. Também são presenças confirmadas o Balé Popular do Recife e a Cia. Pé-Nambuco de Dança, com o espetáculo afro Majho Majhobê Olubajé.

Cinema (clique e veja a programação)
A programação inclui filmes pernambucanos premiados, como Permanência, de Leonardo Lacca, Sangue azul, de Lírio Ferreira e A história da eternidade, de Camilo Cavalcante. Uma das novidades deste ano é a mostra Medonho - Mostra de Cinema de Horror de Garanhuns, marcada para o dia 22, às 22h50, que envolve exibições de curtas-metragens. As sessões da 11ª Mostra de Cinema do Festival de Inverno de Garanhuns irão ocorrer no cine Eldorado.

Artes plásticas (clique e veja a programação)
Uma mostra levará a Garanhuns obras da internacionalmente consagrada artista Beatriz Milhazes, que já expôs nas principais galerias e bienaisdo mundo. Marcelo Silveira, Paulo Meira, Bruno Vieira e Daaniel Araújo também estão.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL