° / °

Viver
Arte

Obras de Portinari seguem em exposição na Caixa Cultural até agosto

Maquetes, esboços, estudos e desenhos estão na mostra que revela lado pouco conhecido do artista

Publicado: 23/07/2015 às 11:23

Tela "Grupo com homem doente" é uma das expostas. Foto: Caixa Cultural/Divulgação/

Tela "Grupo com homem doente" é uma das expostas. Foto: Caixa Cultural/Divulgação/


Tela "Grupo com homem doente" é uma das expostas. Foto: Caixa Cultural/Divulgação
Para quem quer arte no fim de semana, a exposição Portinari - A Construção de Uma Obra segue em cartaz na Caixa Cultural (Recife Antigo). Estão expostos cerca de 60 estudos do pintor, desenhista e muralista. Além de estudos, a mostra apresenta telas a óleo, maquetes, esboços e desenhos - que revelam a alma e a construção da obra de um dos maiores artistas plásticos do país.

[SAIBAMAIS] A exposição fica em cartaz até o dia 16 de agosto, com visitações das 10h às 20h (terça a sábado) e das 10h às 17h (domingo). A entrada é gratuita.

Quem foi Portinari

Nascido em 30 de dezembro de 1903, no interior de São Paulo, na cidade Brodowski, Portinari era filho de imigrantes italianos e teve uma infância humilde. Recebeu apenas a instrução primária. Desde criança manifestou sua vocação artística, começando a pintar aos 9 anos. E - do cafezal às Nações Unidas – se torna um dos maiores pintores do seu tempo. Em sua trajetória, estudou na Escola de Belas-Artes (RJ), visitou países, entre eles a França e a Itália, onde concluiu os estudos. Em 1935 recebeu uma premiação em Nova Iorque um prêmio por sua obra “Café”, que o projetou para o mundo. Faleceu em 1962, tendo como causa aparente uma intoxicação causada por química presente nas tintas.

Mais de Viver