Reality gastronômico No episódio mais emocionante da temporada, cogumelos eliminam paranaense do Masterchef Brasil Cozinheiros amadores se enfrentaram num arraial de comidas típicas. Programa bateu o recorde de 300 mil tweets

Por: Diogo Carvalho

Publicado em: 08/07/2015 02:25 Atualizado em: 08/07/2015 02:35

Murilo de Oliveira foi o oitavo eliminado da segunda edição do reality gastronômico. Band/divulgação
Murilo de Oliveira foi o oitavo eliminado da segunda edição do reality gastronômico. Band/divulgação

Foi um dos episódios mais emocionantes da segunda temporada do Masterchef Brasil. Acompanhamos os apresentadores do CQC montando as equipes de cozinheiros amadores, os baianos Iranete e Cristiano (inimigos mortais) fazendo as pazes, Fernando gritando e xingando Jiang (a participante mais querida do público), todos os pratos da prova eliminatória sendo elogiados e Murilo dando adeus à competição no lugar de Aritana (a mais detestada nas redes sociais). Todo esse carrossel de emoções  resultou num recorde para o reality show da Band: mais de 300 mil tweets com menção ao programa, durante as duas horas do episódio exibido na noite dessa terça-feira.

 Num arraial montado na cozinha do Masterchef, os 11 participantes teriam que fazer releituras de comidas típicas do período junino - sendo duas receitas doces e duas salgadas - para a festa de funcionários da Band. A primeira surpresa da noite foi quando a apresentadora Ana Paula Padrão convidou os colegas do CQC - Dan Stulbach, Rafael Cortez e Marco Luque - para dividir o grupo em duas equipes. Para colocar mais lenha na fogueira junina (desculpem o trocadilho), os humoristas apostaram nas inimizades, colocando pessoas com temperamentos conflitantes no mesmo time.

Liderando a equipe azul, o publicitário cabeça-quente Fernando "ganhou" de presente os não menos esquentados Aritana e Lucas como companheiros de bancada, juntamente com Murilo, Sabrina e Jiang. Para a equipe vermelha, liderada pela psicóloga Carla, sobrou o embate do século: os baianos Iranete e Cristiano trabalhando juntos. Eles trocavam farpas desde que a doméstica deu para o conterrâneo uma garrafa de tucupi (ingrediente que ele não conhecia) para ele preparar uma receita. Ainda na equipe, o "engraçado" Raul e o "galã" Marcos.

Antes inimigos, os baianos Iranete e Cristiano fizeram as pazes após vencerem prova em equipe. Band/divulgação
Antes inimigos, os baianos Iranete e Cristiano fizeram as pazes após vencerem prova em equipe. Band/divulgação
Fernando recebeu uma avalanche de críticas nas redes sociais por não saber liderar a equipe, gritando diversas vezes com Jiang (a participante mais calma e querida dos telespectadores) e Sabrina. O descontrole do publicitário foi tanto que ele levou puxões de orelha do trio de jurados - os chefs Henrique Fogaça, Paola Carossela e Erick Jacquin - ainda durante a execução da prova.  Mesmo entregando os pratos mais atrasada, a equipe liderada por Carla apresentou muita harmonia entre os integrantes.

Depois do voto dos funcionários da Band, Ana Paula Padrão anunciou o resultado: a equipe azul (de Fernando) se saiu melhor nas receitas salgadas, com destaque para uma polenta preparada por Murilo. Mas a equipe vermelha se superou nos pratos doces, alcançando uma pontuação superior no somatório total, livrando seus integrantes da prova de eliminação. Para comemorar, Cristiano puxou Iranete até o palco para dançar forró, hasteando a bandeira da paz entre os (até então) inimigos.

Por ser o capitão do time derrotado, Fernando tinha duas opções: livrar Murilo (que havia preparado o melhor prato na prova anterior) ou se salvar da prova de eliminação. Jogador assumido, o publicitário, claro, resolveu livrar a própria pele, causando ainda mais revolta nas redes sociais. Mal esperava ele que estaria cavando a cova do companheiro de equipe.

No desafio eliminatório, os cozinheiros amadores teriam que preparar receitas onde os cogumelos, geralmente utilizados como acompanhamentos, brilhassem como protagonistas. Para tal, eles teriam apenas 45 minutos e uma grande variedade de fungos, como shitake, shimeji, portobello, paris, entre outros. Lucas e Aritana resolveram apostar em cremes/sopas. Jiang optou por uma massa oriental fria com mix de cogumelos, molho picante e pepínos. Sabrina escolheu um ravióli recheado com cogumelos, enquanto Murilo se arriscou em vários preparos num único prato: um portobello recheado com cuscuz de cogumelos e acompanhado de purê de cogumelos.

Ana Paula Padrão recebeu integrantes do CQC e o comentarista Neto em arraial montado na cozinha do Masterchef. Band/divulgação
Ana Paula Padrão recebeu integrantes do CQC e o comentarista Neto em arraial montado na cozinha do Masterchef. Band/divulgação
Pela primeira vez na história do reality, todos os pratos da prova de eliminação foram elogiados pelo trio de jurados. "Estamos muito felizes, pois será uma dura decisão. Não vamos escolher o pior, mas sim o que menos se destacou entre os melhores", destacou Paola. Os pratos de Lucas, Sabrina e Jiang foram eleitos os melhores e as considerações dos chefs fizeram o rapaz desabar em lágrimas. A evolução de Sabrina na cozinha e a calma e disciplina de Jiang também foram ressaltadas. Sobrou a berlinda para Aritana e Murilo: a empresária por ter exagerado no vinho, deixando sua sopa mais ácida; ele por ter apresentado um cuscuz sem gosto, apesar do ótimo purê de cogumelos. Pelo prato de Murilo apresentar "mais falhas técnicas", como destacaram os jurados, acabou sendo ele o eliminado. "Mas saia daqui de cabeça erguida, pois você é, de fato, um cozinheiro", enalteceu Paola. "Estou feliz. Foi uma grande diversão", comentou Murilo.

Internet
A permanência de Aritana no lugar de Murilo não foi bem aceita nas redes sociais. Muitos internautas comentaram que ela ainda permanece na competição pelo fato de ser filha do famoso empresário paulista Oscar Maroni. Mesmo assim, o episódio dessa terça-feira atingiu a marca de mais de 300 mil tweets durante a exibição. A Band havia prometido um prêmio para o público se a marca de 200 mil tweets fosse atingida. De presente, a emissora liberou na página do reality (band.com.br/masterchef) um vídeo com o chef e jurado Erick Jacquin ensinando uma receita com champignons.

O vencedor do Masterchef Brasil 2 será conhecido em setembro, numa final transmitida ao vivo. Ele levará um prêmio de R$ 150 mil, um carro zero com bagageiro, um vale-compras de R$ 1 mil mensais em supermercado, um curso na escola de gastronomia Le Cordon Bleu (em Paris) e o troféu de Masterchef Brasil. No episódio da próxima terça-feira (14), os oito participantes já eliminados se enfrentarão para disputar uma vaga para voltar ao jogo. Já os 10 sobreviventes deverão preparar uma receita de comida crua.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL