Literatura José Nivaldo é novo integrante da Academia Pernambucana de Letras

Publicado em: 24/07/2015 12:28 Atualizado em: 24/07/2015 15:25

O escritor pernambucano José Nivaldo Júnior tomou posse, nesta quinta-feira, como novo integrante da Academia Pernambucana de Letras. Agora, ele ocupa a cadeira de número 8, que pertenceu ao escritor Milton Lins. O autor foi empossado pela acadêmica Margarida Cantarelli e recebeu o medalhão, símbolo da instituição, das mãos da escritora Lectícia Cavalcanti.    
Crédito: APL/divulgação
Crédito: APL/divulgação
 
    No discurso de posse, Nivaldo Júnior destacou a influência de seu pai que era escritor, José Nivaldo, além da importância da literatura em sua vida. Nascido no Recife, o novo acadêmico cursou Direito na UFPE, onde dirigiu o Jornal Reflexo e foi responsável pela imprensa clandestina da UEP (União dos Estudantes de Pernambuco), que combatia a ditadura.
Crédito: APL/divulgação
Crédito: APL/divulgação

 Entre 1969 e 1973, participou do movimento estudantil. Foi sequestrado e em seguida preso formalmente em 1973, sendo libertado em 1975, quando ingressou na publicidade. É fundador da empresa Makplan. Entre as obras publicadas, Quelê – O gigante do São Francisco, Maquiavel, o poder – História e marketing, O atestado da Donzela 2 – paixão fuxico e mistério, 1964 – O Julgamento de Deus.
Crédito: APL/divulgação
Crédito: APL/divulgação


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL