Minúsculo Homem-Formiga já pode ser visto nos cinemas Novo filme da Marvel é uma aventura leve para todas as idades

Publicado em: 15/07/2015 13:32 Atualizado em: 15/07/2015 13:26

Super-herói encolhe e corre no meio de um formigueiro. Foto: Disney/ Marvel/ Divulgação
Super-herói encolhe e corre no meio de um formigueiro. Foto: Disney/ Marvel/ Divulgação
 
Existem histórias em quadrinhos mais profundas e pretensiosas que chegam ganhar prêmios de literatura. Outras são simplesmente gibis, revistinhas de entretenimento leve. O filme Homem-Formiga está mais próximo desse segundo caso. O novo lançamento dos Estúdios Marvel entra em cartaz nesta quinta, mas já pode ser visto nos cinemas em sessões de pré-estreia.

Clique aqui para ver os horários dos filmes em cartaz

Ao vestir um capacete e um traje tecnológico especial, o Homem-Formiga fica com as dimensões reduzidas, com o corpo menor do que um polegar. Com essa escala, pode montar sobre insetos, atravessar buracos de fechaduras e enganar os inimigos. A graça do personagem é transportar para o universo dos super-heróis o fascínio por aventuras em que o tamanho das coisas é alterado, ideia que tem como exemplos clássicos o livro As viagens de Gulliver (1726) ou os filmes O incrível homem que encolheu (1957), Viagem fantástica (1966) e Querida, encolhi as crianças (1989), entre outros (além de inúmeras animações).

Homem-Formiga, o filme, atualiza essa premissa para os novos efeitos especiais tridimensionais. Os óculos 3D fazem mesmo diferença, principalmente em uma cena de ação microscópica perto do final. Algumas imagens foram filmadas com equipamentos de macrofotografia, com câmeras minúsculas de lentes potentes que retratam pequenos objetos como se eles fossem gigantes (técnica bastante usada na biologia). As formigas, entretanto, são artificiais demais e não parecem de verdade.


O Homem-Formiga é interpretado por Paul Rudd, ator mais acostumado a trabalhar nas comédias da turma de Seth Rogen e Judd Apatow (O virgem de 40 anos, É o fim, Ligeiramente grávidos, etc). O filme não chega a ser tão cômico como Guardiões da Galáxia, mas esse elemento de humor reforça um ar infanto-juvenil. Lamentavelmente, as piadas mais escrachadas são concentradas nos personagens negros e latinos.

Michael Douglas (rejuvenescido nas primeiras cenas do filme) vive um cientista que desenvolveu uma tecnologia capaz de encolher objetos e criaturas. Para impedir que a invenção seja usada para o mal, ele recruta um ex-presidiário (Rudd) e o transforma no Homem-Formiga. O novo super-herói aceita a missão para tentar se reaproximar da filha, de quem foi separado por causa do período na cadeia. Como se espera, a menina também correrá perigo em algum momento.

Personagens negros e latinos são retratados como trapalhões
Personagens negros e latinos são retratados como trapalhões

VINGADORES
Com participações especiais de Falcão e Capitão América, o filme tem situações meio forçadas que criam uma ligação com os Vingadores. Como sugere uma cena exibida após os créditos finais, o Homem-Formiga ressurgirá. Isso ocorrerá em Capitão América 3: A guerra civil, que será lançado em 2016.

SEGUNDO ESCALÃO
O universo fictício da Marvel tem milhares de personagens que já apareceram nas páginas das revistas em quadrinhos. Além de figuras famosas como Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro, Thor, Quarteto Fantástico e X-Men, há todo um elenco de heróis e vilões menos conhecidos que ainda podem ser infinitamente explorados no cinema, como aconteceu com o Homem-Formiga.

Pantera Negra, Doutor Estranho, Capitão Marvel, Gambit e Inumanos são os próximos lançamentos cinematográficos desse segundo (ou terceiro) escalão. Também já foram anunciados novos episódios de Thor, Vingadores, Homem-Aranha, X-Men, Wolverine e Guardiões da Galáxia.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL