Diario de Pernambuco
Busca
Aniversário Harrison Ford, que já foi marceneiro, chega aos 73 em plena forma O galã fez sucesso na primeira trilogia de Guerra nas estrelas e retorna à telonas na sétima parte da saga

Publicado em: 13/07/2015 15:20 Atualizado em: 13/07/2015 15:54

 (Foto: Diamond Filmes/Divulgação)


Há tempos que ele não emplaca um sucesso, mas, como diz o ditado quem é rei não perde a majestade. Harrison Ford comemora 73 anos nesta segunda-feira (13). Nasceu em Chicago, Illinois, em 13 de julho de 1942. O vovô vai ganhar uma sobrevida nas telas. Todo mundo espera por sua participação, e pela de Mark Hamill, no novo Guerra nas Estrelas: o despertar da força.

Assista:



De Han Solo a Indiana Jones, Harrison Ford criou personagens emblemáticos. Em sua edição de agosto, a revista Empire, a maior revista de cinema do mundo lista os 100 maiores personagens do cinema. Ford ocupa o 47º lugar, o terceiro e - tãtãtãtã - o primeiro, respectivamente com Rick Deckard, o caçador de androides de Blade Runner; Han Solo, o amigo de Luke Skywalker em Star Wars, e o próprio Luke ficou só em 50º; e Ford ainda emplacou o número 1 como Indiana Jones, na série dirigida por Steven Spielberg e produzida por George Lucas.

Nada mau para o filho de irlandês com mãe judia russa, que cursou inglês e filosofia e um dia resolveu ser ator. Mas ele não era bonito nem tinha um tipo interessante - um agente lhe disse isso - e foi acumulando tantos papeis insignificantes que começou a achar que esse negócio de cinema não era para ele. Em 1970, desiludido, resolveu ser marceneiro porque, afinal, tinha família para sustentar. E aí, como num conto de fadas, um cliente o indicou para um novo diretor, um certo George Lucas, que estava compondo o elenco jovem de American Graffiti, que seria lançado no Brasil, em 1973, como Loucuras de Verão. Na sua fase obscura, Ford fizera uma ponta em Zabriskie Point, de Michelangelo Antonioni, e voltaria a fazer outras, no ano seguinte de American Graffiti, em A Conversação, de Francis Ford Coppola. Mas pelo menos estava trabalhando no cinema e, em 1977, Lucas chamou-o de novo, e para um papel maior, o Han Solo de Star Wars, que depois viraria o quarto episódio da série, com o título Uma nova esperança.

O restante é história. Ford fez O rabino e o pistoleiro, westewrn cômico de Robert Aldrich, nova figuração para Coppola (Apocalipse now), mais um Han Solo (O império contra-ataca) e outro (O retorno do Jedi). Fez também Caçadores da Arca Perdida, o primeiro Indiana Jones, e Blade Runner. Virou mito, ícone, um dos atores mais bem pagos do mundo. E entre um Han Solo e outro Indiana (O templo da perdição) e mais outro (A última cruzada), fez A testemunha, A costa do mosquito, Busca frenética. Para não ficar só na aventura e na ficção científica, fez comédia romântica (Uma secretária de futuro). OK, bonito ele não se tornou, mas interessante, com certeza sim. Iniciou nova série, agora de espionagem (Jogos patrióticos e Perigo real e imediato) foi presidente dos EUA (Força aérea um), tentou mudar e foi vilão (..), voltou a ser Indiana Jones (O reino das caveira de cristal) e vai voltar a ser Han Solo (no ainda em produção Star Wars Episódio VII, de JJ Abrams). Ah, sim, e ainda entrou na dança de Os Mercenários 3, de Sylvester Stallone.

Cena do filme O Império Contra-ataca (1980). Foto: Fox Filme/Divulgação
Cena do filme O Império Contra-ataca (1980). Foto: Fox Filme/Divulgação


Esse tempo todo, dos anos 1960 até agora, foi trocando de mulher - Mary Marquardt, Melissa Gilbert e Calista Flockhart, a atual, desde 2010, mas já viviam juntos havia oito anos. Harrison Ford possui dois recordes no Guinness - como o ator mais rentável da história (apesar dos insucessos recentes) e o com maior número de filmes que ultrapassaram US$ 100 milhões nas bilheterias dos EUA. Claro que, por tudo isso, e o apoio do público, teve muitos reconhecimentos, mas não o Oscar. Ganhou Um César, o Oscar do cinema francês, honorário e o Cecil B. de Mille Award, que também é o Globo de Ouro honorário. Se por acaso você for a Hollywood e passear no Hollywood Boulevard, olho no chão. Harrison Ford tem sua estrela nas Calçada da Fama. Ela está na altura do número 6801.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL