Cobertura FIG 2015: Vozes femininas fazem ode ao samba no Palco Mestre Dominguinhos No palco Pop, público lota o espaço para ver Silvério cantando Jackson do Panceiro e Tiê

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/07/2015 10:34 Atualizado em: 27/07/2015 14:34

Roberta Nistra e Karyna Spinelli são vozes do Bendito Samba. Foto: Marina Simões/DP/DA Press
Roberta Nistra e Karyna Spinelli são vozes do Bendito Samba. Foto: Marina Simões/DP/DA Press

Foi uma noite especial para o samba. Em clima de despedida, na penúltima noite do Festival de Garanhuns, o público presenciou grandes espetáculos dedicados ao ritmo, na noite desta sexta-feira (24). O projeto Bendito Samba levou um time de seis vozes femininas para o palco Mestre Dominguinhos e encantou a plateia.

 A abertura foi com a pernambucana Karynna Spinelli. Em seguida, se apresentaram, Zezé Motta, Rita Bennedito, Mônica Feijó, Roberta Nistra e, por último, Mariana Aydar. "Esse encontro mostra a força e diversidade da mulher brasileira no samba", afirmou Karynna. 

Com produção de Maurício Spinelli, o repertório das sambistas foi escolhido a partir das canções que fazem parte da carreira de cada delas, além de remontar a história do samba de raiz para cantar o amor e reverenciar os batuques dos orixás. Estavam presentes obras de compositores como Paulinho da Viola, Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, Clara Nunes, Dorival Caymmi, Ataulfo Alves, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho. No encerramento, todas cantaram juntas os clássicos Não deixe o samba morrer, O que é o que é e É hoje.  
Vozes do samba se despedem do público de Garanhuns. Foto: Marina Simões/DP/DA Press
Vozes do samba se despedem do público de Garanhuns. Foto: Marina Simões/DP/DA Press

Outro momento especial foi a comemoração dos 40 anos de carreira do sambista Belo Xis. No repertório, ele trouxe canções autorais como Samba de Niná, Viver sem teu carinho e Boca de forno. E ainda incluiu a faixa Que nem jiló, de Gonzaga, em ritmo de samba e sucessos de Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Agepê. “Não tinha forma melhor de comemorar meus 40 anos de samba. Me sinto consagrado. O samba pernambucano recebeu um grande prestígio esta noite. Antecedemos o encerramento e fizemos uma bela festa nesta sexta-feira. Isso é uma motivação para todos os sambistas pernambucanos”, comemorou Belo Xis nos bastidores. Ele relembrou outras participações no FIG. No palco principal, Belo Xis já se apresentou com Neguinho da Beija Flor, Fundo de Quintal e Jorge Aragão. "É sempre uma honra participar deste festival. Estou muito feliz e realizado".

Belo Xis celebra 40 anos de carreira no palco do FIG. Foto: Marina Simões/DP/DA Press
Belo Xis celebra 40 anos de carreira no palco do FIG. Foto: Marina Simões/DP/DA Press

A cantora Mariene de Castro também foi uma das atrações da noite - a segunda a subir ao palco. A baiana cantou, brilhou e distribuiu purpurina pela plateia, literalmente. O show de abertura foi do grupo Afoxé Omô Nilê Ogunjá, seguidos pelo pernambucano Adiel Luna.

PALCO POP 

Silvério canta o samba, coco e forró de Jackson do Pandeiro. Foto: Marina Simões/DP/DA Press (Foto: Marina Simões/DP/DA Press)
Silvério canta o samba, coco e forró de Jackson do Pandeiro. Foto: Marina Simões/DP/DA Press

O cantor Silvério Pessoa trouxe o mais novo projeto Cabeça feita, para o Palco Pop, na noite desta sexta-feira (24), no Parque Euclides Dourado. Nesse show ele passeia pela a obra Jackson do Pandeiro, incluindo blocos dedicados ao forró, coco e samba. "Não podemos classificar Jackson. Há uma mitologia em torno dele e é uma obra vasta. A ideia é remontar isso no palco para que as novas gerações possam descobrir e revisitar essa história”, explica o artista.

Silvério apresentou canções conhecidas de Jackson como Forró em Limoeiro, Cabo Tenório, Na base da chinela, Um a um e ainda um pout pourri de sambas com A ordem é samba,  Secretária do diabo e Samba do ziriguidum. Ainda teve ciranda e quadrilha junina improvisada.

Pela segunda vez na programação do FIG, a cantora Tiê apresentou show da turnê Esmeraldas, com destaque para a faixa A noite, na trilha sonora da novela I Love Paraisópolis (Globo).  O público jovem compareceu em peso ao show da cantora paulista. "Com certeza mais pessoas estão conhecendo meu trabalho e vindo aos shows por causa da música. Isso é muito bom. Fico feliz em estar de volta à Garanhuns, a energia daqui é especial”, afirmou a cantora. Ela esteve no FIG, em 2012, com o álbum A coruja e o coração. A cantora está com show marcado no Recife no próximo dia 2 de agosto, no Estelita.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL