Diario de Pernambuco
Busca
FIG FIG 2015: "Pernambuco sempre me deu sorte", diz Fafá de Belém, que se apresenta nesta sexta A paraense apresenta novo disco no Palco Mestre Dominguinhos e encerra a segunda noite do festival

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/07/2015 09:10 Atualizado em: 18/07/2015 11:29

Fafá está lançando o 31º disco da carreira. Foto: Vânia Toledo/Divulgação
Fafá está lançando o 31º disco da carreira. Foto: Vânia Toledo/Divulgação

 

A paraense Fafá de Belém, uma das principais atrações da segunda noite de shows do Festival de Inverno de Garanhuns, aproveita o show desta sexta (17) para lançar em Pernambuco o 31º disco da carreira: Do tamanho certo para o meu sorriso - o coração é brega. Em entrevista ao Viver, ela antecipou que há uma composição do pernambucano Johnny Hooker no álbum. Mas não descortiu todos os detalhes. "Pernambuco sempre me deu sorte. Grandes sucessos meus são de autores pernambucanos: Leonardo [Sullivan], Nando Cordel...", declarou Fafá, relembrando outros colegas.

Leo e Banda abrem a noite na Esplanada Guadalajara, às 21h, seguidos dos olindenses da Ska Maria Pastora. Fafá (23h10) é a terceira atração da noite, seguida dos também paraenses Joelma e Chimbinha, da Banda Calypso (0h30). "Há classicos que não podem faltar!", adiantou Fafá de Belém. "Quando eu vou a um show, quero ouvir e também cantar junto! O que será apresentado é uma sonoridade nova, mas junto com clássicos terão musicas do novo CD."

>> PROGRAMAÇÃO: Sexta-feira, 17 de julho

Palco Mestre Dominguinhos
21h – Leo e Banda
22h – Ska Maria Pastora
23h10 – Fafá de Belém com participação de Manoel e Felipe Cordeiro
0h30 – Banda Calypso

>> QUATRO PERGUNTAS: Fafá de Belém

Aos 40 anos de carreira, como avalia o atual momento? Está em fase mais retrospectiva ou focada em novidades?
Olhando pra frente, pros lados, sem esquecer o passado, a minha história.

O título do novo disco (Do tamanho certo para o meu sorriso - o coração é brega) é referência à sua risada, tão famosa? O que a inspirou na escolha?
É, sim! Descaradamente uma referência à minha alegria e ao meu bom humor! (risos)

Quando será lançado? Haverá turnê pelo país?
Estreamos em agosto em São Paulo. Depois vamos fazer [turnê pelo] Brasil.

Você foi “acusada” de ter se vendido ao brega quando gravou Atrevida, com lambadas e a canção Memórias (do pernambucano Leonardo Sullivan). Como percebe esse “rótulo” hoje, que o brega está mais na moda? Na época fiquei mal, triste... Mas o tempo coloca o foco no lugar. Assim como fui a primeira a gravar com Chitãozinho e Chororó e Zezé e Luciano, e na época foi sugerido que eu retirasse a voz deles das faixas. Entendo que ter o olhar "sem amarras" assusta os previsíveis... Ha uma arrogância de alguns, que não sabem entender quem é livre, em teimar colocar tudo em casinhas separadas. Em minha casa há espaço pra tudo que me emociona verdadeiramente. Na minha vida e na minha música também.

No atual nível de experiência, quais conselhos dá a quem está começando? E qual o segredo para manter-se criativa e produtiva por tanto tempo?
Que tenha cuidado com o "canto da Sereia". É preciso entender que há uma opção muito clara quando se escolhe ser cantor(a). A pergunta é: você quer uma carreira ou um sucesso? E, a partir da escolha, seguir coerente!

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL