FIG FIG 2015: Cinco razões (e um defeito) pelas quais Pitty roubou a cena no festival A cantora deixou o palco enxugando as lágrimas, comovida pelo público, na madrugada desta segunda-feira (20), quando o festival chegou à metade

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/07/2015 07:00 Atualizado em: 20/07/2015 17:50

Pitty fez uma hora e meia de show. Foto: Larissa Lins/DP/DA Press
Pitty fez uma hora e meia de show. Foto: Larissa Lins/DP/DA Press

Se alguém lhe dissesse, você talvez não acreditasse. Às 3h30 desta segunda-feira (20), a Esplanada Guadalajara, no Centro de Garanhuns, permanecia lotada. A manhã seguinte, dia útil, não intimidava. No palco, Pitty comandava show marcante do Festival de Inverno deste ano. Na plateia, sem perder um minuto da interação entre a cantora e os fãs, listamos as razões que tornaram a performance um dos destaques do FIG - que chega nesta segunda (20) à metade da programação. E apontamos um defeito também.

1) O repertório de hits
Pitty entrou em cena cantando Setevidas, música que dá nome ao último disco. Mas logo engatou Anacrônico e Semana que vem, anunciando uma leva generosa de hits que permearia todo o show. Me adora, Máscara, Pulsos, Admirável chip novo, Equalize e Na sua estante entraram no repertório. O público, que esperava que o setlist de Setevidas pautasse a noite, foi surpreendido e levado de volta ao início dos anos 2000.

2) A coreografia de Pitty

A fama de durona combinada ao charme e a alguns traços de timidez tornam as coreografias de Pitty ainda mais legais. Enquanto reveza os instrumentos em mãos - como violão elétrico, guitarra, pandeiro e chocalhos - ela percorre todo o palco. Os pulos de roqueira estão lá, o rebolado também. Pitty senta no chão, marca as batidas com os pés e, em alguns momentos, até faz interpretação dramática dos versos.

3) O choro da despedida
A fama de durona em torno de Pitty não impediu que a artista deixasse o Palco Mestre Dominguinhos enxugando as lágrimas. Enquanto ela se despedia, junto com a banda, a plateia continuou cantando em coro a música Serpente, escolhida para encerrar o show. Pitty e os músicos se curvaram diante dos fãs, que persistiam na cantoria. Passava das 3h30 da madrugada desta segunda (20), e o público não queria partir. Pitty se emocionou com a interação. Agradeceu com postura metade sisuda, metade tímida. Passou os dedos sobre os olhos e saiu de cena, visivelmente comovida.

4) A homenagem a Luiz Gonzaga

Fugindo ao previsto, Pitty prestou homenagem ao forrozeiro Luiz Gonzaga, na metade do show. Entre uma música e outra, puxou os primeiros versos de Asa branca e cantou o grande sucesso de Gonzagão junto com o público. Os músicos improvisaram as batidas, regidos pela cantora, que não errou nenhum verso e foi bastante aplaudida pela iniciativa inusitada.

Ela presentou os fãs com noite de hits. Foto: Larissa Lins/DP/DA Press
Ela presentou os fãs com noite de hits. Foto: Larissa Lins/DP/DA Press
5) A presença massiva de fãs

Como em todo festival, alguns shows têm plateia dedicada a curtir o evento por si só. As pessoas circulam, comem, bebem, conversam e não necessariamente prestigiam os artistas. No caso de Pitty, a multidão da Esplanada Guadalajara estava ali para vê-la. A reação dos fãs a cada introdução de um hit deu gás à performance, mesmo sendo madrugada de uma segunda-feira.

EXTRA: A sinceridade dela (disso você não sabia)
Ainda nos bastidores do palco, Pitty conversou rapidamente com a imprensa. Foi sincera: "Essa não é a primeira vez que venho a Garanhuns. O que torna tudo muito melhor, porque agora eu vim preparada. Pelo menos, não coloquei meu biquíni na mala." Na primeira viagem ao Agreste pernambucano, a cantora trouxe roupa de banho, acreditando que, por se tratar de Pernambuco, não sentiria frio.

...E UM DEFEITO

De acordo com a programação do Festival de Inverno de Garanhuns, Pitty deveria ter subido ao palco à 0h30, após apresentações da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, de Lucas e Orquestra dos Prazeres e de Mundo Livre S/A. Os shows se prolongaram além do previsto, mas isso não explica o fato de a cantora ter entrado em cena às 2h da madrugada. Uma hora e meia de atraso em relação ao cronograma. Pitty, vale ressaltar, não se demorou a chegar ao local do evento. Estava no backstage do palco antes mesmo de Mundo Livre se apresentar. Concedeu entrevistas por volta das 23h30. Os fãs não entenderam o porquê do atraso na apresentação. Entre Mundo Livre e Pitty, a lacuna foi preenchida com setlist de DJ. Nos três primeiros dias do FIG também houve atrasos, especialmente nos horários das últimas atrações, as principais. É um ajuste a ser feito pela produção do evento o quanto antes.

>> ASSISTA
Confira trecho da cobertura em tempo real na página do Viver no Facebook:

Agora a noite é toda dela! Com uma hora e meia de atraso em relação ao horário previsto, Pitty se apresenta agora no...

Posted by Viver on Domingo, 19 de julho de 2015



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL