Música Caetano e Gil fazem visita à Cisjordânia antes de show em Israel Os artistas brasileiros foram a uma vila palestina a pedido da ONG que busca conscientização à situação vivida na região

Por: CorreioWeb

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/07/2015 15:33 Atualizado em:


A dupla se reuniu com os organizadores da ONG Boycott, Divestment and Sanctions (BDS)
A dupla se reuniu com os organizadores da ONG Boycott, Divestment and Sanctions (BDS)

Um dia antes do show marcado para esta terça-feira (28/7) em Tel Aviv (Israel), os cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil visitaram a vila de Susyia, na Cisjordânia, como forma de apoio e conscientização à situação do povo palestino. A visita faz parte de um acordo entre os artistas brasileiros e a ONG Boycott, Divestment and Sanctions – BDS (em tradução livre, Boicote, Desinvestimento e Sanções) que tentou o cancelamento do show dos artistas brasileiros em Israel como forma de protesto à situação imposta à população palestina.

"Um basta à ocupação, um basta à segregação, um basta à opressão... Nós enfrentamos a pressão para não vir para Israel e cancelar o show que faremos amanhã, mas decidimos não cancelar, porque preferimos conversar, dialogar...", dis post no perfil oficial de Caetano no Facebook. A apresentação fará parte da turnê que marca os 50 anos de carreira dos dois cantores que, por enquanto, tem confirmação de apresentações no Brasil, Estados Unidos e Europa (os ingressos para a performance em Brasília estão à venda). Após a divulgação, em abril, das datas de apresentação na Europa, os artistas receberam muitas cartas e pedidos para que Israel não fosse contemplada com a passagem da turnê em função da guerra contra a Palestina.

A ONG BDS criou um abaixo-assinado na internet solicitando o cancelamento do show, porém a campanha não conseguiu atingir a meta para que a solicitação fosse encaminhada a Caetano e Gil. Nomes importantes do cenário mundial também apoiaram o manifesto e fizeram pressão aos artistas. "Caros Gilberto e Caetano, os aprisionados e mortos estendem as mãos. Por favor, unam-se a nós cancelando seu show em Israel", escreveu Roger Waters, ex-Pink Floyd, em carta direta.


"Um basta à ocupação, um basta à segregação, um basta à opressão... Nós enfrentamos a pressão para não vir para Israel e cancelar o show que faremos amanhã, mas decidimos não cancelar, porque preferimos conversar, dialogar..." (#Caetano durante encontro promovido pelo #NewIsraelFund e pelo #AlternativeCenter, de #DaviWindholz, hoje em #TelAviv). Pedimos desculpa pela falta de legendas, mas o tempo é curto. #DoisAmigosUmSeculoDeMusica #CaetanoVeloso #GilbertoGil #GoInPeace #MúsicaTrazPaz @caetanoveloso @gilbertogil

Posted by Caetano Veloso on Monday, July 27, 2015


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL