Pesquisa Mercado editorial vendeu 42 milhões de livros a menos Dados são de levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), sob encomenda do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Publicado em: 04/06/2015 15:08 Atualizado em:

Foto: Reprodução/looq.es
Foto: Reprodução/looq.es
O mercado editorial brasileiro teve recuo de 5,16% em 2014, se comparado ao ano anterior, e alcançou faturamento de R$ 5,6 bilhões, valor prejudicado pela redução significativa nas compras governamentais (16%). Divulgados nesta quarta-feira (03), os dados são de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), sob encomenda do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e Câmara Brasileira do Livro (CBL). No período estudado, foi identificada queda no número de títulos lançados pelas editoras (8,5%), embora o investimento tenha sido compensado no aumento da tiragem média (9,3%). O resultado foi uma queda de 42 milhões no total de livros comercializados, (9,23%) ou 3 milhões (0,81%), se desconsiderados aqueles vendidos aos programas do governo.

Mais:
E-books continuam em alta (35 mil títulos nacionais disponíveis e faturamento de R$ 17 milhões), mas correspondem a apenas 0,3% do mercado.
 
O gênero religioso ampliou em 8,4% a produção de livros, em 1,29% a venda e em 7,3% o faturamento. Igrejas e templos comercializaram 11 milhões de obras.
 
O preço médio do livro cresceu 8,22%, o equivalente a um aumento real de 1,7% (descontada a inflação do período).


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