Entrevista Jorge e Mateus comemoram 10 anos de sucesso: "Na música não tem por que ter competição" Ainda mais românticos, Jorge e Mateus divulgam disco de inéditas "Os anjos cantam" em Pernambuco

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 20/06/2015 08:00 Atualizado em: 20/06/2015 09:31

Dupla apresenta novo repertório em show, neste sábado (20), no Carvalheira na Fogueira, em Gravatá. Foto: Rubens Cerqueira/Divulgação
Dupla apresenta novo repertório em show, neste sábado (20), no Carvalheira na Fogueira, em Gravatá. Foto: Rubens Cerqueira/Divulgação

Comemorando dez anos de carreira, a dupla sertaneja Jorge e Mateus se consolida no cenário nacional, com média de 200 shows por ano, e mantém elevados os números de vendas. O mais recente disco de inéditas, Os anjos cantam, lançado após jejum de três anos, conquistou disco de platina com as versões físicas e digitais - foram 80 mil cópias. Após sequência de trabalhos ao vivo - o último foi o At the Royal Albert Hall - live in London (2013) -, os sertanejos entraram em estúdio e levaram quase um ano para finalizar o material. O novo repertório será apresentado, hoje, em show no Carvalheira na Fogueira, em Gravatá, no Agreste pernambucano.

Clique e confira o roteiro de show do Divirta-se

A canção Os anjos cantam, que dá título ao álbum, mostra o tom que a dupla explorou no projeto. “Trouxemos elementos diferenciados com uma introdução toda instrumental nas faixas. Mas o amor é um elemento único do início ao fim”, explica Jorge, em entrevista ao Viver. São 17 faixas. A produção do disco é de Dudu Borges, que também assina as carreiras de Luan Santana, Michel Teló e Lucas Lucco. O próximo DVD de Jorge e Mateus será lançado em setembro, em Goiânia. Os músicos elogiaram o público pernambucano e não descartam a possibilidade de gravar na cidade: “É uma boa ideia. Amamos a energia de vocês”.

Entrevista // Jorge e Mateus


Qual o segredo para se manter no topo quando surgem novas duplas a todo momento?
Rapaz, o que a gente costuma dizer é que as coisas acontecem na hora certa. Ninguém tem uma fórmula, pelo menos nós não temos (risos). O que buscamos desde o começo, e tem dado certo, é uma preocupação em manter a qualidade do trabalho que levamos ao nosso público.

Certa vez o Jorge declarou sentir "nojo" da concorrência e da rixa estabelecida no mercado das duplas sertanejas. Essa realidade mudou?

Na música, não tem por que ter competição. O Brasil é um país muito grande, tem espaço para todo mundo. Música é algo muito particular, precisa ser e passar a verdade de cada um, por isso, preferimos sermos alheios a qualquer coisa que possa ser negativa. Temos um público que é maravilhoso com a gente, paixão pelo que fazemos e pela nossa música e isso nos move.

O disco Os anjos cantam foi aguardado com expectativa. Por que demorou tanto?
Esse foi um álbum bem diferente dos anteriores, principalmente pelo fato de ser em estúdio. Por isso que o processo foi mais longo. Temos uma rotina de shows que é bem intensa e quando pensamos em fazer um CD, a ideia era produzi-lo com calma, sem pressa, e de acordo com o que a agenda permitiria. Ficamos praticamente um ano para gravá-lo. Foram meses ouvindo músicas para chegamos em uma peneira final de 100 canções e escolhermos as 17 que entrariam no repertório. Sem contar que acompanhamos e participamos praticamente de todas as etapas e realização dos arranjos.

Os anjos cantam é o oitavo álbum da carreira da dupla e conquistou disco de platina. Foto: Divulgação
Os anjos cantam é o oitavo álbum da carreira da dupla e conquistou disco de platina. Foto: Divulgação
As canções inéditas acompanham o perfil romântico. Como escrever sobre amor em tempos de desapego?
Todas as faixas deste CD falam de amor, seguindo uma linha que a gente mantém desde o começo da carreira. O amor é um sentimento que nunca sai de moda. Além de intérpretes, somos compositores, e podemos garantir que o amor sempre foi e será a nossa maior inspiração.

Fazendo um balanço desses 10 anos de carreira. O que mudou para dupla?
O que mudou mesmo foi a rotina. Atualmente, temos uma média de 200 shows por ano e além do palco, temos as viagens, ensaios, reuniões, gravações e outros compromissos... Vivemos muitos momentos marcantes nesses dez anos de carreira, mas, com certeza, um dos grandes marcos foi a gravação do nosso DVD no Teatro Alberto Hall, em Londres. Lá é um verdadeiro templo da música mundial, palco por onde já passaram grandes ícones e nós tivemos o privilégio de sermos os primeiros brasileiros a nos apresentarmos por lá. Foi um momento fantástico.

Como pensam na carreira nos próximos anos?
A nossa carreira, desde o começo, sempre foi despretensiosa. Trabalhamos de uma forma muito solta e pretendemos seguir assim. Não temos planos para os próximos dez anos. Nossa única certeza é a de queremos continuar na estrada, levando música e alegria para as pessoas.

Serviço
Carvalheira na fogueira - Jorge e Mateus, Luan Estilizado e Forró do Firma
Quando: Sábado (20), às 23h
Onde: Gravatá (Terra de Santa Fé, km 94)
Ingressos: R (homem) e R (mulher)
Informações: 3471-6111



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL