° / °

Viver
TV

Game of Thrones: Três mortes e uma grande humilhação no último episódio. O que vem por aí?

Último episódio da quinta temporada da série chocou fãs com morte de protagonistas

Publicado: 15/06/2015 às 09:14

Kit Harington como Jon Snow em cena de Game of Thrones. Crédito: HBO/Divulgação/

Kit Harington como Jon Snow em cena de Game of Thrones. Crédito: HBO/Divulgação/


Kit Harington como Jon Snow em cena de Game of Thrones. Crédito: HBO/Divulgação
Das 1.528 mortes que ocorrem entre o primeiro e o quinto livro da saga As crônicas de gelo e fogo, de George R.R. Martin, a que inspirou o final da quinta temporada da série Game of thrones, da HBO, foi a mais chocante. Se você ainda não viu o season finale exibido na noite deste domingo, é melhor só continuar a ler esse texto depois, quando fizer parte do clã do queixo caído, pois os fatos e mortes mais importantes dos 61 minutos serão tratados aqui abertamente.

[SAIBAMAIS] Ver Jon Snow (Kit Harington) ser esfaqueado foi chocante. Como a madrasta, o irmão e a cunhada na célebre cena do Casamento vermelho, Snow foi traído por aliados: o Chefe da Patrulha da Noite foi emboscado pelos próprios irmãos corvos, inconformados com sua aliança com os Selvagens.

Olhos de vidro, sangue manchando a neve, sobe créditos. Ainda assim, as teorias não param de aparecer. Tudo porque, neste ponto, a série definitivamente ultrapassa as mais de três mil páginas dos livros em que é baseada. Uma das reviravoltas mais comentadas para a sexta temporada seria: Snow teria trocado pele com Ghost, seu lobo, antes de morrer. A outra é que Melisandre (Carice van Houten) vai trazer Jon Snow de volta à vida como outros seguidores do Senhor da Luz já fizeram.

"Fui avisado que estou morto. Morto. Não vou voltar", disse Harrigton à revista EW. Já George R.R. Martin resolveu dar mais esperança aos fãs: "Se tem uma coisa que sabemos em As crônicas de gelo e fogo é que a morte não é necessariamente permanente", comentou em diversas entrevistas sobre o quinto livro, A dança dos dragões.

E o que Melisandre está fazendo na Muralha? Ela abandona Stannis (Stephen Dillane), que depois de matar a própria filha, Shireen, como sacrifício, é derrotado em Winterfell. E encontra seu destino nas mãos de Brienne (Gwendoline Christie), que em nome de Renly Baratheon o sentencia a morte e desembainha a espada. Corta. Levou a cabo? Ninguém sabe. Anda assim foi uma cena maravilhosa para a guerreira de Tarth. Também em Winterfell, Sansa (Sophie Turner) aproveita que Ramsay Bolton (Iwan Rheon) está na batalha para fugir. É encontrada pela amante do marido, mas Fedor (Alfie Allen) a ajuda.

Em Dorne, momentos inesperados. A caminho de Porto Real, Myrcella (Nell Tiger Free) revela a Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) que sabe que ele é seu pai. Logo após o momento doçura, a moça morre, envenada pelo beijo de despedida de Ellaria (Indira Varma). Em Porto Real, a mãe de Myrcella, Cersei (Lena Headey) enfrenta a "provação" que dá nome ao episódio. Desesperada para sair da prisão, confessa ao High Sparrow (Jonathan Pryce) o affair com o primo Lancel.

Ele lhe concede, então, Mother's Mercy, (misericórdia da mãe). Antes da liberdade, a rainha mãe desfila de cabelos raspados e nua até o castelo, enquanto é alvo de xingamentos e agressões. Mas as coisas não ficarão baratas no sexto ano. Cersei é recebida por Qyburn (Anton Lesser), que revela o novo membro da guarda real ou o Frankenstein de Montanha.



Em Braavos, Arya Stark (Maisie Williams) tem a oportunidade de riscar o primeiro colocado na lista de inimigos que jurou de morte. Então, rouba uma face e mata Meryn Trant (Ian Beattie). De volta à Casa do Branco e Preto, é aguardada por Jaqen (Tom Wlaschiha) e Waif (Faye Marsay), que exigem pagamento por ela ter tirado a vida de alguém que não deveria morrer. E a filha mais nova dos Starks fica cega. De novo, permanentente? Não se sabe.

Daenerys (Emilia Clarke) aparece no ninho de Drogon, que, exausto, não quer levá-la de volta. Dany vaga em busca de saída e acaba sendo cercada por uma tribo Dothraki. Amigos ou inimigos? Outro mistério. Enquanto isso, Daario (Michiel Huisman) e Jorah (Iain Glen) deixam Meereen para procurar Dany e Tyrion (Peter Dinklage), mais do que merecidamente, fica governando a cidade. Terá Varys (Conleth Hill) como aliado. Reencontro fofinho. Mas resumindo a "ópera" deste domingo, Martin e os produtores David Benioff e D. B. Weiss deixaram zilhões de ganchos para temporadas futuras. É esperar por mais oito meses até a estreia do sexto ano ou até que Martin lance o sexto livro da saga, The Winds of Winter.
Mais de Viver