Diario de Pernambuco
Busca
Entrevista "Era o satanás que impedia de divulgar nosso trabalho", diz vocalista do grupo gospel Diante do Trono sobre demora em lançamento de DVD Ana Paula Valadão divulgou, no Recife, o DVD Tu reinas, gravado em 2013, mas só lançado em 2014 por conta de entraves junto à gravadora

Por: Marina Simões - Diario de Pernambuco

Publicado em: 08/06/2015 19:10 Atualizado em: 08/06/2015 19:22

 (Foto: Diante do Trono/Divulgação)

O grupo gospel Diante do Trono traz a turnê Tu reinas para o Nordeste e apresenta, nesta segunda-feira, show gratuito, no Parque Dona Lindu. Durante a estadia na cidade, a líder do grupo Ana Paula Valadão, falou com o Viver e divulgou o DVD Tu reinas (2014), mais recente trabalho do grupo de 18 anos. "É um DVD artístico, diferente de tudo o que já fizemos para apresentar o Sertão do Nordeste para o mundo", comenta.

O projeto foi gravado ao vivo em Juazeiro do Norte (CE) e em três comunidades do Sertão Nordestino, para provocar reflexão sobre a realidade do povo sertanejo castigado pela pior seca dos últimos 50 anos. "Há 15 anos fui despertada para o Sertão quando recebi uma carta de uma igreja que cantava minhas músicas em um coral na comunidade de Algodão de Jandaíra (PB). A partir daí minha vida foi impactada", conta Ana Paula. "Não sabia mais o que fazer por aquele lugar. Vi com meus próprios olhos o que a chuva milagrosa de Deus fez na comunidade. Foi resultado das nossas orações junto com toda a comunidade".

A partir da aproximação, surgiu a ideia de realizar o DVD na cidade. "O que a gente quis registrar não foi um palco bonito e uma multidão cantando, porque isso já temos em outros trabalhos. Nós quisemos honrar o Sertão, descer do palco, tocar nas pessoas e entrar na casa delas para mostrar para o Brasil e para o mundo a beleza do povo sertanejo, hospitaleiro e carinhoso, que precisa de ajuda", comenta Valadão. O grupo concedeu entrevista e recebeu líderes das principais igrejas evangélicas do Recife. 

O DVD Tu reinas foi gravado em 2013, mas lançado somente no ano passado, por dificuldades técnicas da gravadora (o grupo rompeu com a Som Livre e agora toca de forma independente a carreira). "Passamos um ano e meio com o DVD preso. Era Satanás que estava impedindo de divulgar esse trabalho", afirmou Ana Paula.

Apontada como uma das 100 celebridades mais influentes do Brasil, falou ainda sobre as mudanças que ocorreram no Ministerio de Louvor Diante do Trono, o futuro da banda, e como compõe as letras. "Sou cantora, pastora, missionária, mãe e esposa. E a minha vida é o que eu canto. Não é uma performance", garante.

 (Foto: Divulgação/Casa Grande)

Prêmios
"Acredito que Deus dá a influência às pessoas para um propósito. No meu caso, é levar a mensagem do amor de Deus em Cristo Jesus, e esse amor manifesto em obras e ações. Que todos os cristãos que nos acompanha possam exercer esse amor que incentivamos nas canções, amando o seu próximo. Foi uma grande surpresa ter sido eleita uma das 100 celebridades mais influentes do Brasil. Todos os troféus que ganhamos fazem parte deste projeto de Deus, de me dar uma plataforma para que possa divulgar aquilo que é relevante, e não simplesmente, promover meu nome.

Indústria fonográfica
Os números de vendas caíram e a realidade das vendas de discos não é mais a mesma. A música brasileira sofre pela falta de consciência do público ao baixar faixas e vídeos ilegais na internet e comprando DVDs e CDs piratas. Ao fazer isso, o público não se dar conta que enfraquece o poder de produção. E que isso pode afetar o futuro do grupo que ele gosta. Nós já chegamos a vender 1 milhão de cópias de um disco, hoje, celebramos quando chegamos a 50 mil cópias.

Modernidade
Embora o cenário seja o sertão paraibano, há astral moderno, com solos de guitarras e músicas . Deus fez as mudanças no nosso grupo, todos os cantores eram voluntários da Igreja Batista de Alagoinha (MG), que participavam da equipe e mantinham seus trabalhos. Assim nasceu o Diante do Trono. Com o passar dos anos, novos jovens foram acrescentados a nossa equipe, e foram elevando o nível musical. Percebemos que hoje a linguagem se tornou ainda mais atraente. O estilo musical foi modernizado, a beleza desses jovens também atrai outros jovens. E acredito que foi algo importante para que o alcance seja ainda maior, entre os que não nos conheciam. Com todas as mudanças no cenário fonográfico era muito dificil viajar com a equipe anterior, chegamos a 80 componentes. Nesse formato, a banda reduzida, facilitou nosso deslocamento.

Composições
As composições nascem da nossa vida com Deus no dia-a-dia. Oro muitas vezes ao dia e existem momentos que estou falando com Deus e surge uma canção. Quando estou lendo minha bíblia a poesia salta e vira música. As experiências das pessoas ao redor também me inspiram. Acredito que as pessoas se identificam muito com nossas canções, que falam desse anseios por algo mais, por esse vazio do nosso coração, como diz Santo Agostinho, o vazio que só Deus, que é infinito pode preencher.

Música evangélica
A qualidade da música evangélica é uma realidade com grandes cantores, músicos e compositores. Qualquer pessoa que curte a boa música, se tiver disposição de quebrar o preconceito, e conhecer, vai gostar.

Futuro
O Diante do Trono saiu da nossa igreja para mundo a fora. Essa é uma conquista muito grande, porque a mensagem tem chegado para pessoas que nunca entraram em uma igreja. Toda a transição no formato da banda é uma estratégia divina para que as novas gerações escutem a mensagem. E eu espero que o Diante do Trono nunca acabe, mesmo quando eu passar um dia, acredito que outras pessoas farão com que ele continue até o fim do mundo.

Assista:



TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL