Fenômeno
Do Instagram para o mundo: fotos do cão Jimmy Choo invadem a moda e a literatura
Fenômeno no Instagram, fotos criativas do bull terrier caíram no gosto de estrela de Hollywood, inspiraram coleção de grife de sapatos e renderam livro, que será lançado em outubro
Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco
Publicado em: 22/06/2015 09:43 Atualizado em: 23/06/2015 10:05
Jimmy é colocado em situações inusitadas, com objetos e desenhos. Fotos: Rafael Mantesso/Divulgação |
O publicitário Rafael Mantesso escolheu o primeiro filhote de bull terrier a caminhar em sua direção entre os que estavam no cercadinho. Era o único de pelagem branca na ninhada, com manchas nas orelhas e jeito manhoso. Recém-casado, convencera a esposa de que a aquisição de um cachorro daria vida ao novo apartamento.
Saiba mais...
Querido diário... Nova safra de livros de memórias guia o leitor nos registros
Escritora Carolina Munhóz autografa no Recife primeiro livro de trilogia sobre duendes
Festival de Literatura Infantil de Garanhuns chega à segunda edição
Celebridades posam lado a lado com versões mais jovens em ilustrações no Facebook
Italiana transforma café, cascas de frutas e alimentos em arte no Instagram
Dia Mundial da Fotografia: confira os artistas que bombam no Instagram
ABL entrega a Rubem Fonseca o Prêmio Machado de Assis 2015
O perfil mantido por ele no Instagram (@rafaelmantesso) com fotos do animal atraiu a atenção de uma estrela de Hollywood, estampou publicações no Reino Unido e alcançou a marca de 250 mil seguidores.
Na foto, Jimmy "lê" o caderno Viver, do Diario de Pernambuco. Foto: Rafael Mantesso/Divulgação |
A projeção internacional remonta ao início da década, quando ele decidiu turbinar, no Instagram, o recém-criado perfil de um blog de gastronomia. “Como as pessoas não acreditavam que as fotos fossem autorais, precisei mostrar quem estava por trás delas. Passei a publicar fotos do meu cachorro”, recorda-se. Flagras de um cochilo ou de uma gracinha feita pelo cão foram parar na rede. Em 2013, Rafael se divorciou. “Mantive o apartamento e, nele, só Jimmy. Decidi pintar as paredes, enquanto ele me seguia, se sujando de tinta e me inspirando a rabiscar cenários para novas fotos.”
O perfil no Instagram foi inundado por poses do cachorro com intervenções artísticas do publicitário. Em 2014, Mantesso foi surpreendido: o ator Ashton Kutcher havia publicado uma das fotos e, de repente, Jimmy se tornara mundialmente famoso. Em três dias, ele recebeu 16 mil emails. Entre eles, propostas para sessões de fotos, de entrevistas e, o mais inusitado, um convite de Sandra Choi, diretora criativa da grife Jimmy Choo.
Rafael ficou com Jimmy após o divórcio e começou a fazer fotos por brincadeira, enquanto pintava a casa. Foto: Rafael Mantesso/Divulgação |
“Eu não poderia ter ficado mais surpreso”, reforça. Lançada em maio, a linha tem identidade visual semelhante às fotos do Instagram, com fundo branco e ilustrações assinadas pelo dono do Jimmy. As peças ainda não chegaram ao Brasil, mas estão disponíveis nas lojas da Jimmy Choo nos EUA, na Europa e Asia.
Agora, Rafael Mantesso e Jimmy se preparam para, em outubro, lançar o livro A dog named Jimmy (Um cão chamado Jimmy), pela Intrínseca. Serão 100 fotos inéditas, seguindo o modelo das publicadas no Instagram, além de texto assinado pelo publicitário, explicando como o cachorro entrou em sua vida - e como convivem desde então. Na capa, a imagem divulgada por Ashton, o estopim da fama do bull terrier.
>> ENTREVISTA: Rafael Mantesso
Como os seguidores têm reagido às fotos? Quais fazem mais sucesso?
As pessoas curtem e comentam muito. Vejo tudo, mas não consigo responder, é impossível dar conta. Alguns comentários são postados em outros idiomas e só decifro o tom da mensagem pelos emojis (mensagens com expressões faciais). As fotos que mais fazem sucesso são divertidas, engraçadas. Mas sinto que os seguidores não gostam que eu tire sarro da cara do Jimmy. Postei uma foto dele vestido de bailarina e fui reprovado. Tem uma certa censura de proteção ao Jimmy.
Como as fotos são produzidas? O Jimmy é adestrado, recebe recompensas?
As fotos são feitas, geralmente, à noite, bem tarde, quando o Jimmy já passeou e está mais tranquilo. A rotina dele é bem comum. Dorme enquanto estou fora de casa, me acompanha a cada passo quando volto. Ele não é adestrado, mas é muito camarada, me obedece. Ele “sabe” que eu não farei nada que ele não queira, nada que o deixe desconfortável. As primeiras fotos eram feitas no iPhone. Só comprei equipamento profissional no ano passado, após o convite da Jimmy Choo.
>> NÚMERO
250 mil pessoas seguem, no Instagram, o perfil de Jimmy (@rafaelmontesso)
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS