° / °

Viver
Infantil

Animação Divertida Mente leva para a criançada temas como depressão e psicologia

Novo filme da Disney-Pixar estreia na quinta, mas entra em pré-estreia a partir desta terça

Publicado: 16/06/2015 às 08:00

Dentro da cabeça de Riley, criaturinhas acionam emoções e desejos dela. Foto: Disney-Pixar/Divulgação/

Dentro da cabeça de Riley, criaturinhas acionam emoções e desejos dela. Foto: Disney-Pixar/Divulgação/

Há filmes que parecem complicados demais para crianças entenderem. Por outro lado, existem coisas que elas entendem melhor do que os adultos. Os pais tendem a racionalizar, enquanto os filhos estão mais à vontade para liberar a imaginação por meio de lógicas próprias e aparentemente sem sentido. Divertida mente, nova animação da Disney-Pixar, dirigida por Pete Docter (Monstros S.A.) e exibida no Festival de Cannes de 2015, na França, está situado nesses limites.

Confira os horários dos filmes em cartaz

[SAIBAMAIS]O filme mostra-se bastante ousado ao dividir as ações em dois planos simultâneos: dentro e fora da cabeça de uma menina. Um grupo de criaturinhas vive na mente da garota. Por meio de um painel de controle, elas acionam as emoções de tristeza, alegria, nojo, atenção e raiva, enquanto circulam por lugares que representam o subconsciente, as memórias, os sonhos e os sentimentos de afetividade familiar, diversão e responsabilidade, entre outros aspectos do comportamento humano.

Essas cenas interiores têm uma construção absurda, em um mundo com regras próprias, que lembra o estilo nonsense de Alice no País das Maravilhas, mas transportado para as áreas da psicologia e da psicanálise na era das tecnologias. Divertida mente representa ainda um sopro de originalidade diante da atual acomodação criativa da Pixar e da Disney, que têm exagerado nas franquias, sequências, subprodutos e derivados em geral (vêm aí novos episódios de Procurando Nemo, Os Incríveis, Carros e Toy story).

Curta-metragem Lava, sobre amor entre duas ilhas vulcânicas, será exibido antes do filme. Foto: Disney-Pixar/DivulgaçãoOutro aspecto incomum para um filme infantil é a abordagem sobre o sentimento de tristeza. A menina, que acabou de mudar-se do interior para uma cidade grande (São Francisco), não consegue adaptar-se à nova vida e passa a sofrer de depressão.

Por um lado, é interessante que uma animação tente explicar psicologia para crianças. No entanto, não é tão adequada a mensagem de que os problemas psicológicos são resolvidos por criaturas escondidas em outra dimensão. A personagem fica totalmente passiva enquanto tudo ocorre dentro de sua cabeça. Seria mais interessante buscar as soluções na própria vida, nas atitudes, acontecimentos e relacionamentos.

PRÉ-ESTREIA
Divertida mente entra em cartaz nos cinemas na quinta-feira. Mas o filme pode ser assistido em sessão única de pré-estreia, hoje, no Cinemark RioMar (às 19h30), com exibição prévia do curta de animação Lava (sobre o amor entre duas ilhas vulcânicas, musical com estilo havaianos narrado em versos) e de documentário sobre os bastidores dos estúdios Pixar.

TENDÊNCIA NAS ANIMAÇÕES
Cada um na sua casa e Meu malvado favorito. Fotos: Fox e Paramount Picutures/DivulgaçãoAs criaturas mentais de Divertida mente são bonecos borrachudos, cada um com o corpo coberto por uma cor diferente. Esse tipo de personagem está em alta na indústria cinematográfica de animação. Um estilo semelhante pode ser visto nos alienígenas de Cada um na sua casa e nos minions de Meu malvado favorito.

DUBLAGEM
Os atores Miá Mello, Leo Jaime, Katiuscia Canoro, Otaviano Costa, Dani Calabresa e o cantor Sidney Magal estão entre os dubladores da versão brasileira de Divertida mente.

Confira o trailer de Divertida mente:


Os próximos filmes da Disney-Pixar:
O bom dinossauro (dezembro de 2015)
Os Incríveis 2 (2016)
Procurando Dory (2016)
Toy story 4 (2017)
Carros 3 (indefinido)

Confira o trailer de O bom dinossauro:

Mais de Viver