Diario de Pernambuco
Busca
Literatura Sucesso no Youtube, Taty Ferreira lança Manual da Mulher Bem Resolvida Dona do canal Acidez Feminina, a mineira estreia na literatura escrevendo sobre temas como TPM, namoro e independência financeira

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/05/2015 14:00 Atualizado em: 12/05/2015 14:16

Mineira nascida em Araxá, a vlogueira Taty Ferreira acumula, atualmente, mais de 700 mil seguidores e mais de 70 milhões de visualizações no seu canal do Youtube, o Acidez Feminina - derivado do blog de mesmo nome. Ficou conhecida, de início, pelo pseudônimo “acid girl”, e fala sobre sexo, relacionamentos, tabus e independência feminina. Encorajada pelo feedback dos seguidores virtuais, decidiu transformar seus conselhos e experiências em livro, o Manual da mulher bem resolvida, que está em fase de lançamento no Brasil. Taty, que mora em Londres, pretende oferecer pontos de vista bem humorados sobre dramas comuns, como TPM, namoro e independência financeira.

Taty Ferreira aborda no livro os temas famosos do seu canal no Youtube, voltado para mulheres. Crédito: Editora Planeta/Divulgação
Taty Ferreira aborda no livro os temas famosos do seu canal no Youtube, voltado para mulheres. Crédito: Editora Planeta/Divulgação

Em entrevista exclusiva ao Viver, que você confere abaixo, Taty explica que a obra de estreia na literatura é voltada a quatro características principais (da mulher bem resolvida): autonomia, independência (principalmente emocional), aceitação e auto estima. “Além disso, conto com exemplos enviados pelos leitores e observações das pessoas à minha volta”, conta a jovem, que narra ainda memórias pessoais ao longo do manual.

SERVIÇO:
Manual da mulher bem resolvida

Taty Ferreira
240 páginas
R$ 29,90

>> ENTREVISTA: Taty Ferreira
Quando e como surgiu a ideia de criar o seu vlog?

Tanto o blog quanto o canal do Youtube vieram de uma coluna semanal que eu escrevia em um blog direcionado para o público masculino. A coluna foi tomando maiores proporções, mulheres começaram a acessar o blog apenas para ler a coluna, logo logo a coluna passou a ser vídeos e dai se desvinculou para ser o blog e o canal Acidez Feminina.

E quando decidiu embarcar no universo da literatura?
Eu fui convencida a embarcar no universo da literatura pelo Felipe Brandão da Editora Planeta, antes dele algumas outras editoras já haviam feito o contato, mas eu nunca achei que eu tivesse capacidade suficiente para escrever todo um livro e fazê-lo bem. Quando o Felipe entrou em contato ele já tinha a ideia do livro pronta, já havia visto muito do meu conteúdo e me mostrou que poderia ser bem mais tranquilo do que eu imaginava.

O livro tem 240 páginas com dicas, experiências e tabus femininos. Foto: Editora Planeta/Divulgação
O livro tem 240 páginas com dicas, experiências e tabus femininos. Foto: Editora Planeta/Divulgação
Como têm sido os eventos de lançamento do livro? E o que os fãs, que já a acompanham no Youtube, têm dito a respeito da nova empreitada?

Os lançamentos têm sido surpreendentes, não acreditei que tanta gente iria sair de casa e ir ao lançamento me conhecer e me dar um abraço. É uma sensação maravilhosa conhecer as pessoas que acompanham meu conteúdo já há algum tempo. E acredito que a surpresa esteja sendo mútua, pois a grande maioria dos comentários que os leitores fazem após o lançamento fala sobre o quanto eles me acharam simpática - acho que a edição dos vídeos e minha maneira de me expressar neles faz o pessoal ter uma impressão de que eu sou um pouco agressiva, quando na verdade estou mais para gato manso que para leoa. Isso sem falar que muitos homens têm comprado o livro e dado feedbacks ótimos sobre ele.

Quais seriam, para você, as características fundamentais de uma mulher bem resolvida?
Autonomia, independência (principalmente emocional), aceitação e auto estima. O livro é todo floreado em cima dessas quatro características.

Enquanto escrevia esse livro, para quem sentia que ele se destinava?
Para mim mesma, soa meio egocêntrico, eu sei, mas eu tenho certeza que em alguns momentos em que as coisas não estiverem tão claras e tranquilas para mim o livro poderá me fazer lembrar que existe uma maneira mais simples e leve de lidar com as coisas.

Que carreira teria seguido, se não estivesse dedicada ao vlog? Tem alguma profissão em mente para o futuro?

Se não tivesse sucedido com o blog e o vlog, eu provavelmente teria me formado em Psicologia, mas não acredito que eu estaria praticando a profissão. E bom, eu pretendo produzir conteúdo enquanto estiver gente interessada em lê-lo, ou visualizá-lo, seja na plataforma que for, então, tomara que eu continue sendo produtora de conteúdo autônoma.

As experiências que inspiraram a obra são autobiográficas? São inspiradas em amigas? Ou na sua observação do universo feminino em geral?
São, praticamente todas falam sobre experiências e vivências que tive e como essas coisas me fizeram chegar a algumas conclusões. Além disso conto com exemplos enviados pelos leitores e observações das pessoas a minhas volta.

O que esse projeto acrescentou à sua babagem? O que aprendeu de mais proveitoso com a experiência?

Apesar de já escrever no blog e expressar minhas opiniões nos vídeos, o livro é uma experiência totalmente nova para mim. É um orgulho imenso saber que escrevi um livro e ver o quanto as pessoas estão interessadas em lê-lo e estão apreciando a leitura. O livro e o carinho das pessoas que estão comprando e dando feedbacks estão me fazendo me dar conta da minha capacidade e o quanto as coisas que falo podem ser importante para alguém. Existe toda uma descoberta pessoal envolvida com o lançamento, tem sido esplêndido.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL