Cinema Mudança de local do Cine PE divide opiniões de espectadores na estreia no Cinema São Luiz Primeira noite do festival lotou a sala na noite deste sábado, com première de "O exótico Hotel Marigold 2" do britânico John Madden, e "Mães do Pina", de Léo Falcão

Por: Luiza Maia - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/05/2015 10:16 Atualizado em: 05/05/2015 17:48

Ingressos acabaram cerca de uma hora antes do início do festival. Foto: Daniela Nader/Divulgação
Ingressos acabaram cerca de uma hora antes do início do festival. Foto: Daniela Nader/Divulgação

A fila denunciava a grande procura do público pela primeira noite do festival Cine PE, iniciado neste sábado, com pouco mais de meia hora de atraso – estava marcado para 19h, e com exibições até o dia 8 de maio (confira programação abaixo). A mudança do local de realização, realizado nos últimos anos do Centro de Convenções, em Olinda, para o histórico Cinema São Luiz, na Boa Vista, onde estreou, em 1997, dividiu opiniões dos presentes.

A beleza da sala, inaugurada em 1958 e tela para vários clássicos do cinema pernambucano e mundial, foi mencionada pelo diretor britânico John Madden - em uma tradução simultânea muito ruim - , do hors concours O exótico Hotel Marigold 2 (The best exotic Marigold Hotel 2), durante a apresentação da première da comédia, cuja estreia no Brasil será na próxima quinta-feira (7). A produção, distribuída no Brasil pela Fox, custou US$ 10 milhões, um orçamento limitado para os padrões do cinema comercial internacional, mas inimaginável para os outros diretores do festival. No primeiro fim de semana em cartaz nos Estados Unidos, arrecadou US$ 8,5 milhões.

Os irmãos Salomão e Samuel têm opiniões distintas sobre a mudança de endereço do Cine PE. Foto: Daniela Nader/Divulgação
Os irmãos Salomão e Samuel têm opiniões distintas sobre a mudança de endereço do Cine PE. Foto: Daniela Nader/Divulgação
A proximidade do centro recifense foi apontada pelo arquiteto Samuel Wanderley, de 26 anos, como outra vantagem. “Eu prefiro aqui, pelo cinema histórico, pela localização”, aponta. No mesmo círculo de amigos, os irmão, Salomão, discorda. “Gosto mais de lá. Hoje não consegui ingresso. Se um amigo não tivesse desistido, não vinha. Lá não tinha essa fila para entrar. O espaço de interação social é muito melhor, lá tem estacionamento”, pontua. “Adoro o Cinema São Luiz, venho ver filmes aqui. Mas achei menos confortável. As cadeiras são menos confortáveis, tem menos opção de lanche. Mas pior era se não tivesse”, opina a contadora Verônica Vargas, de 29 anos.

A estrutura do Centro de Convenções, por sua vez, é apontado como mais confortável. Em vez das barracas de comida espalhadas pelo prédio em Olinda, apenas carrinhos de pipoca e bombons estavam à disposição dos presentes. O foyer do cinema é minúsculo, se comparado ao do Centro de Convenções. Além disso, estacionar na Rua da Aurora não é tarefa das mais fáceis. Nem das mais seguras.

Dois curtas-metragens e dois longas-metragens abriram a programação, neste sábado. O primeiro foi Encantada (PE), de Lia Leticia, sobre Lia de Itamaracá, na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos. A voz marcante da cirandeira aparece apenas ao final, entoando os versos de Itamaracá, de Reginaldo Rossi (1944-2013). Os quase 12 minutos se dedicam a um passeio de barco com ela, mostrada principalmente em detalhes como os pés descalços e as unhas pintadas com bolinhas coloridas, acompanhando o balanço das ondas.

O segundo, o documentário Final de semana (CE), de Pedro Diógenes e Ivo Lopes Araújo, na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais, adota a mesma proposta silenciosa. Acompanha a banda Tony Guerra e Forró Sacode em turnê pelo Ceará, sem muitas explicações sobre a banda. Em destaque, recortes das viagens de ônibus, os bastidores dos shows, os encontros com o público.

A continuação de O exótico Hotel Marigold é um dos destaques do festival, embora grande parte do público estivesse ali para conferir Mães do Pina, de Léo Falcão, que encerrou a noite, na Mostra Competitiva de Longas-Metragens. Apresentado pelo diretor inglês John Madden, a comédia mostra a saga do jovem indiano Sonny para expandir os negócios hoteleiros voltados para pessoas da terceira idade, com o colorido e as danças típicas do país e da filmografia de Bollywood.

Diretor John Madden veio ao Recife para première de "O exótico Hotel Marigold 2". Foto: Daniela Nader/Divulgação
Diretor John Madden veio ao Recife para première de "O exótico Hotel Marigold 2". Foto: Daniela Nader/Divulgação

Após conseguir ajudar dos hóspedes (e amigos) da terceira idade no primeiro longa, ele busca investimento internacional para a filial, durante os preparativos para o casamento. Os pequenos dramas dos moradores e dos dois visitantes misteriosos interpretados por Tamsin Greig e Richard Geere conduzem a trama, embalada pela megalomania de Sonny, a rispidez da senhora Donnely, o coração de Madge Hardcastle, a discussão sobre monogamia entre Carol e Norman e a paixão quase ingênua entre Douglas e Evelyn em meio à retomada profissional dela.

O encerramento foi com Mães do Pina, do pernambucano Léo Falcão, sobre mães de santo da Comunidade do Bode, no bairro da Zona Sul recifense. “No momento em que o país vive, com tantas exposições de ódio, preconceito e intolerância, é importantíssimo um documentário sobre mulheres, negras, de uma comunidade pobre do Recife, do candomblé”, apresentou o cineasta.

Absolutamente despido de preconceitos, Léo Falcão entra na casa das mães de santo Laura, Helena, Enézia, Elda e Quixaba. A fotografia em escala de cinza, apenas com as cores dos orixás em destaque, destaca a importância deles.

As senhoras falam sobre a relação com a religião, trabalho, preconceito, família (especialmente as mulheres, foco do projeto), a comunidade, desafios, a riqueza delas, que são os santos e o candomblé, como diz Mãe Helena. Ao final da exibição de Mães do Pina, alguém gritou “axé”. Talvez um indício de um bom recomeço para o Cine PE, que segue até o dia 8 de maio. Os ingressos custam R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada).

Neste domingo, também a partir das 19h, serão exibidos a ficção Xirê (PE), de Marcelo Pinheiro e a animação Salu e o cavalo marinho (PE), de Cecília da Fonte, na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos, Alegria (RJ), de Hsu Chien Hchin, na Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais, e O vendedor de pássaros (RJ), de Lula Buarque, na Mostra Competitiva de Longas-Metragens.

Assista ao trailer de O exótico Hotel Marigold 2:



Confira a programação completa do Cine PE:

2 de maio (sábado)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS (MOSTRA PE)
- Encantada (PE), Ficção, Direção: Lia Leticia, 11’18”

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)
- Final de semana (CE), Documentário, Direção: Pedro Diógenes e Ivo Lopes Araujo, 25’

MOSTRA ESPECIAL (HORS CONCOURS)
- O exótico Hotel Marigold 2 (ING), Ficção, Direção: John Madden, 122 ‘

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
- Mães do Pina (PE), Documentário, Direção: Léo Falcão,86’

3 de maio (domingo)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS (MOSTRA PE)
- Xirê (PE),Ficção, Direção: Marcelo Pinheiro, 16’23
- Salu e o cavalo marinho (PE), Animação. Direção: Cecília da Fonte , 13’35”

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)
- Alegria (RJ), Ficção, Direção: Hsu Chien Hchin, 15’

HOMENAGENS ESPECIAIS - Ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e à obra de Ariano Suassuna

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
- O vendedor de passados (RJ),Ficção, Direção: Lula Buarque, 85’

4 de maio (segunda-feira)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS (MOSTRA PE)
- O gaivota (PE), Animação. Dir.: Raoni Assis, 7’

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)
- Palace Hotel (MG), Documentário, Direção: Cao Guimarães, 5’
- Vestibular (SP), Ficção, Direção: Toti Loureiro e Ruy Prado, 22’

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
- Cavalo dinheiro (Portugal), Ficção, Direção: Pedro Costa, 104’

5 de maio (terça-feira)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS (MOSTRA PE)
- O poeta americano (PE), Documentário, Direção: Lírio Ferreira, 10’

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)
- O segredo da Família Urso (SC), Ficção, Direção: Cintia Domil Bittar, 20’
- Até a China (RJ), Animação, Direção: Marão, 15’

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
- Aqui deste lugar (SP), Documentário, Direção: Sérgio Machado e Fernando Coimbra, 87’’

6 de maio (quarta-feira)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS (MOSTRA PE)
- Brócolis (PE), Direção: Valentina Homem, 13’

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)
- Bajado (PE), Documentário, Direção: Marcelo Pinheiro, 19’30”’

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
- O gigante ímã, Documentário, Direção: Petrônio e Tiago Scorza, 72’

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
- Permanência (PE), Ficção, Direção: Leonardo Lacca, 84’

7 de maio (quinta-feira)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS (MOSTRA PE)
- História natural (PE), Ficção, Direção: Julio Cavani, 12’

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS (MOSTRA CURTA BRASIL)
- Como são cruéis os pássaros da Alvorada (MG), Ficção, Direção: João Toledo Nogueira de Souza, 22’
- Simulacro (RJ), Ficção, Direção: Miguel Moura, 9’15”’

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS-METRAGENS
- O amuleto (SC/SP), Ficção, Direção: Jefferson Dé, 85’’

8 de maio (sexta-feira)

SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO (20h)

HOMENAGES ARTÍSTICAS: HELENA IGNEZ E ALCEU VALENÇA

MOSTRA ESPECIAL
- A luneta do tempo (RJ), Ficção, Direção: Alceu Valença, 100’

 



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