LGBT Dia do Combate à Homofobia: seis canais que desmistificam a comunidade LGBT No Youtube, canais usam bom humor para quebrar paradigmas e ajudam a combater o preconceito

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 17/05/2015 08:10 Atualizado em: 15/05/2015 19:12

Marchas, passeatas, cartazes, beijaços e outras manifestações populares devem marcar este domingo, Dia Mundial do Combate à Homofobia, em todo o país. São ações já exploradas por sites e canais de vídeos na internet, que atuam desmistificando o universo LGBT.

Com bom humor, essas ferramentas desafiam resistências e, ao seu modo, combatem preconceitos. Canais como o Põe na roda, com mais de 100 mil curtidores no Facebook, e Canal das bee, com mais de 40 mil curtidores, publicam teasers e curtas em torno da temática LGBT, abordando mitos, costumes, inseguranças e curiosidades. Para os engajados na luta contra a homofobia, ajudam a quebrar paradigmas.

O canal Põe na Roda tem mais de 100 mil curtidores no Facebook. Foto: Youtube/Reprodução
O canal Põe na Roda tem mais de 100 mil curtidores no Facebook. Foto: Youtube/Reprodução


Luís Braúna, integrante do GEMA (Núcleo de Estudos de Gênero e Masculinidade) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reforça que há muitos canais desse tipo, o que ajuda desconstruir mitos - causadores de preconceito. Além dos mais conhecidos, cita ainda produções locais, veiculadas pelo grupo Deslum Bramento e Anarca Filmes. O Viver listou (mais abaixo) alguns desses canais, com produções descontraídas e desmistificadoras.

No mundo real
Além de ações organizadas por grupos civis, o Ministério Público de Pernambuco exibe hoje, na Praça do Arsenal, no Centro do Recife, o vídeo da campanha Amor igual: sem homofobia, a partir das 18h. Na ocasião, também serão distribuídas cartilhas informativas, disponíveis para download gratuito no site do MPPE.

No calendário
A data foi criada no início da década de 1990, quando a Organização Mundial de Saúde substituiu o termo “homossexualismo” (que sugeria um distúrbio) por “homossexualidade”. Segundo Thiago Rocha, um dos coordenadores do Fórum LGBT em Pernambuco, a mudança na nomenclatura ajudou a derrubar resistências e fortaleceu a bandeira da igualdade. “Recordar essa data ajuda a combater preconceitos. É fundamental que existam esses lembretes. E que a homofobia seja combatida e criminalizada”, explica Thiago.

>> CANAIS

Alguns dos canais foram criados exclusivamente para debater a causa LGBT. Outros a expõe de forma transversal, em paralelo a outros debates. Confira:

Põe na roda

97 vídeos
243.996 inscritos
17.016.141 visualizações



Canal das Bee
113.764 inscritos
9.096.173 visualizações



Gayrotos

10.888 inscritos
532.911 visualizações



Delum Bramento
45 inscritos
9.418 visualizações



Felipe Mastrandéa
92.838 inscritos
5.877.415 visualizações



Chá dos 5
2.871 inscritos
93.572 visualizações












MAIS NOTÍCIAS DO CANAL