Patrimônio estadual Cinema São Luiz recebe novos equipamentos Após a instalação do material, o público poderá contar com um projetor 4k, 3D e tecnologia de som Dolby 7.1

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/05/2015 16:22 Atualizado em: 28/05/2015 17:59

Instalação do material deve ser realizada em julho. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Instalação do material deve ser realizada em julho. Foto: Roberto Ramos/DP/D.A Press
Após longa espera, finalmente os novos equipamentos digitais de som e projeção do Cinema São Luiz foram entregues, na noite da quarta-feira (27). Demanda antiga da classe artística pernambucana, a instalação do material está prevista para a segunda quinzena de julho. No início de maio, o local foi palco do 19º Cine PE, festival pernambucano de produção audiovisual e, apesar dos equipamentos alugados para a ocasião, surgiram inúmeras críticas às condições técnicas, sobretudo relacionadas ao som.

Entre os novos equipamentos, estão um projetor 4k, 3D e a tecnologia de som Dolby 7.1. Após as mudanças, o São Luiz enfim terá estrutura para exibir filmes em formato digital. Atualmente, cinema funciona com um projetor antigo, que trabalha com filme em película de 35 milímetros, formato cada vez menos usado no circuito de exibição. Por causa disso, o cinema não pode exibir a maioria dos lançamentos disponíveis no mercado. Filmes pernambucanos, como A história da eternidade, não podem ser exibidos devido a essa limitação técnica.

Em agosto de 2011, o São Luiz foi comprado pelo governo do estado, que já o administrava desde 2009 (por meio de aluguel). Se não fosse essa operação, conduzida pelo então governador Eduardo Campos e pelo ex-secretário Tadeu Alencar, o cinema provavelmente já teria sido fechado. Em dezembro de 2014, o ex-governador João Lyra Neto assinou a liberação das verbas de R$ 1,2 milhão para a compra dos novos equipamentos.

O São Luiz foi fundado em 1958 e tombado como patrimônio histórico estadual em 2008.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL