Artes cênicas Espetáculo para crianças "Sebastiana e Severina"estreia neste sábado Montagem do pernambucano Cláudio Lira fala sobre a amizade pela ótica da disputa amorosa entre duas rendeiras solteironas

Por: Isabelle Barros

Publicado em: 18/04/2015 10:00 Atualizado em: 18/04/2015 14:28

Espetáculo "Sebastiana e severina" traz o universo nordestino por meio de máscaras, bonecos e por retratar as festividades do interior. Crédito: Pedro Portugal/Divulgação
Espetáculo "Sebastiana e severina" traz o universo nordestino por meio de máscaras, bonecos e por retratar as festividades do interior. Crédito: Pedro Portugal/Divulgação

O universo rodrigueano e carioca de Beijo no asfalto deu lugar à alegria sertaneja de Sebastiana e Severina, novo espetáculo do diretor pernambucano Cláudio Lira, que tem estreia marcada para este sábado, às 16h, no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife. A peça, voltada para crianças a partir de oito anos, tem como tema central a amizade, a partir dos desencontros de duas rendeiras solteironas que buscam a conquista do príncipe encantado, simbolizado pela chegada de um forasteiro.

As duas moças têm a missão de cativar o visitante e recorrem a tudo a seu alcance: cantam canções, fazem rendas e invocam os poderes mágicos da feiticeira Dona Zefinha. A religiosidade presente no interior é outra característica da produção, que traz, por sua vez, elementos cênicos como máscaras e bonecos para reforçar o caráter de jogo e brincadeira de Sebastiana e Severina.

A peça tem quatro atores no elenco, que cantam e tocam instrumentos ao longo da montagem: Célia Regina, Luiz Manuel, Zuleika Ferreira e Demétrio Rangel. “A ideia é mostrar o sertão como um lugar lúdico, de festa, e fazer com que a criança, principalmente da capital, conheça esse universo. O texto mostra as festividades populares e aborda o nordestino pelo aspecto da esperança, não do sofrimento”, pontua Cláudio.

TEXTO
A obra é uma adaptação do livro homônimo do escritor e ilustrador pernambucano André Neves, radicado no Rio Grande do Sul. A publicação teve menção honrosa do Prêmio Jabuti, um dosmais importantes da literatura brasileira, em 2003. A primeira versão do espetáculo foi dirigida pelo também ator Jackson Antunes no início dos anos 2000 e passou pelo Recife.

TRAMA

A história de Sebastiana e Severina se passa em Umbuzeiro, no interior da Paraíba, terra natal dos avós do autor André Neves. A escolha dessa dramaturgia específica, segundo Claudio Lira, passa por sua vivência no Interior, já que o diretor nasceu em Petrolina, no Sertão, mas passou grande parte da infância em São José do Egito, na mesma região.

SERVIÇO
Sebastiana e Severina, de Claudio Lira e Teatro Kamikaze
Quando: De 18/4 a 10/5, aos sábados e domingos, sempre às 16h
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho - Avenida Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife
Ingresso: Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Informações: 3355-3321

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL