° / °

Viver
Lista

Personalidades pernambucanas listam dez músicas favoritas da MPB

Gênero surgiu na década de 1960 como uma frente cultural contra o regime militar, a partir de uma fusão dos movimentos da Bossa Nova e dos Centros Populares de Cultura da União dos Estudantes

Publicado: 09/03/2015 às 13:00

"Chega de saudade", de João Gilberto, foi uma das músicas citadas. Crédito: Gil Vicente/DP/D.A Press/

"Chega de saudade", de João Gilberto, foi uma das músicas citadas. Crédito: Gil Vicente/DP/D.A Press()


"Chega de saudade", de João Gilberto, foi uma das músicas citadas. Crédito: Gil Vicente/DP/D.A Press
A Música Popular Brasileira (MPB) é um gênero musical apreciado por muitos brasileiros. Ela surgiu na década de 1960 como uma frente cultural contra o regime militar, a partir de uma fusão dos movimentos da Bossa Nova e dos Centros Populares de Cultura da União dos Estudantes, que defendiam a sofisticação musical e a fidelidade à música de raiz brasileira.

Com uma história que tem a música como elemento fundamental dos movimentos políticos e sociais, o Brasil foi sem dúvida marcado pela MPB. Mas quais músicas se destacam? Confira a lista composta por especialistas e profissionais das áreas artísticas e musicais como Maestro Spok e Raimundo Carrero.

ANDRÉ BALAIO – músico/compositor/fundador e editor do Recife Mal Assombrado

Chega de saudade – Vinícius de Moraes e Tom Jobim
Tem uma relevância enorme porque marcou o início da Bossa Nova. A música em si nem fez tanto sucesso, mas foi o primeiro movimento musical brasileiro que teve alcance mundial.



Tropicália – Caetano Veloso
Ela sintetiza o movimento tropicalista que foi outro marco da música brasileira. Ela também é muito importante culturalmente para o Brasil no sentido de absorver influências.



DANIEL ARAGÃO - CINEASTA


Nanã (coisa N° 5) – Moacir Santos – Versão de Nara Leão
É marcante por conta da questão da miscigenação. Uma cultura branca cantando uma música bem sofisticada e enraizada. É um marco. Bem avançada em relação à Bossa Nova.



A lua e eu - Cassiano
É a visão mais perfeita. Uma fusão entre o brasileirismo e a soul music norte-americana.



RAIMUNDO CARRERO - ESCRITOR

Chico Buarque - Apesar de você
Foi uma música decisiva para o momento político social que vivíamos na época de 1960 a 1970.



Cartola - As rosas não falam
Marca o lado romântico no sentido da comunhão amorosa entre as pessoas e o fim do romantismo. A partir daí, a música assume um tom mais comercial. Embora fale de amor, não há mais romantismo.



MAESTRO SPOK - MÚSICO

Asa Branca e A volta da Asa Branca - de Luiz Gonzaga
Acho as duas composições lindas e marcantes. Ajudou a fortalecer o que tenho de mais importante, que é meu espírito e minha alma. São músicas cantadas e compostas por uma das mais belas vozes que já ouvi na minha vida: a de Luiz Gonzaga.





DIELSON PESSOA - BAILARINO

Luiz Gonzaga – A morte do vaqueiro
A outra música que acho genial é de Luiz Gonzaga, A morte do vaqueiro. Luiz é gênio, porque além de cantar nossa profunda e comovente história, ele canta com a perfeição da interpretação. Ele conseguiu chegar em todos os públicos com a mesma intensidade. Uma grande referência artística no mundo.



Orquestra Contemporânea de Olinda – Ladeira
Vivi um romace no Rio de Janeiro. Sempre que minha ex ouvia isso, falava que era o seu discurso sobre nossa vida. Isso me marcou muito. Era uma despedida, na verdade. O final de nossa relação. Triste e lindo ao mesmo tempo.



[SAIBAMAIS]
Mais de Viver