TV Obama e criador do seriado "The wire" conversam sobre tráfico de drogas David Simon é um opositor ferrenho da guerra contra as droga

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 27/03/2015 22:58 Atualizado em: 27/03/2015 23:20

Produção é ambientada em meio ao cotidiano de policiais. Foto: HBO/Divulgação
Produção é ambientada em meio ao cotidiano de policiais. Foto: HBO/Divulgação
O presidente Barack Obama teve uma longa conversa filmada sobre o crime e o tráfico de drogas com o criador da série The Wire, opositor ferrenho da guerra contra as drogas.

"Devo admitir que sou um grande fã de The wire. Acredito que não é apenas uma das melhores séries de televisão, mas também uma das melhores conquistas artísticas das últimas décadas", disse Obama a David Simon, ex-jornalista e criador da mítica série, que descreve uma cidade de Baltimore (Maryland, leste) afundada no crime e no narcotráfico.

The wire também apresenta um corpo policial mais interessado nas prisões que no trabalho de fundo. Uma maneira de gerir a guerra contra as drogas que conduz a um forte aumento da população carcerária.

"O que viu, ouviu, leu, que o levou a se interessar no tráfico de drogas e como isso afeta os cidadãos?", perguntou o presidente a Simon, em um estilo propriamente jornalístico, ao mesmo tempo em que tentava fornecer suas próprias respostas sobre o que ocorre em terra, neste vídeo de dez minutos divulgado na quinta-feira pela Casa Branca.

"O desafio que você mostra em sua série são estas pessoas que são muito caras para o Estado, que frequentemente se convertem em criminosos mais perigosos após sua estadia na prisão, saindo dela simplesmente sem possibilidade de obter um emprego e terminam caindo novamente" na delinquência, analisa Obama.

"Estávamos perdendo de vista o que realmente é importante", admitiu o presidente. "Isso levou a uma prisão maciça, inclusive para os traficantes de droga não violentos", acrescentou.

Obama terminou a conversa revelando que seu personagem preferido da série é Omar, inspirado no ativista e ex-criminoso Donnie Andrews.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL